Cidades

Vereadora Pâmela Vital propõe extensão no horário das creches, cumprindo projeto da campanha pensado para as mães campinenses

Vereadora Pâmela Vital propõe extensão no horário das creches, cumprindo projeto da campanha pensado para as mães campinenses


A vereadora Pâmela Vital, do Movimento Democratico Brasileiro (MDB), protocolou na última quinta-feira (27) um requerimento que solicita a extensão do horário das creches municipais de Campina Grande, propondo um aumento de duas horas no horário final. O acréscimo, que foi uma das propostas de campanha da parlamentar, atende à solicitação de mães e pais que buscam um pouco mais de tempo para suas responsabilidades diárias.

O requerimento pretende promover o desenvolvimento contínuo das crianças, com mais oportunidades de aprendizado e momentos de socialização; tornando o ambiente escolar cada vez mais dinâmico e enriquecedor. Além de atender às necessidades de famílias trabalhadoras, oferecendo maior flexibilidade e tranquilidade para pais e responsáveis.

“Estou muito otimista com essa proposição, que ainda será articulada com o secretário. Era uma das pautas da nossa campanha, e foi criada justamente a partir do anseio das mães com quem conversei, que muitas vezes não possuem um horário de trabalho tão flexível e precisam se dividir em várias para prestar esse cuidado com os filhos. A extensão do horário dá mais tranquilidade para que mães e pais possam desenvolver suas atividades diárias, sabendo que seus filhos estarão em segurança, aprendendo e socializando”, comentou a vereadora.

O projeto de extensão contou com uma etapa de pesquisa, em busca de iniciativas semelhantes, e teve como uma das referências o acréscimo no horário das creches em São Paulo (SP). A proposta piloto iniciou em 2023, e ampliou o funcionamento das 7h às 19h, beneficiando mais de 1,1 mil crianças com seis refeições diárias e flexibilidade na participação, atendendo às necessidades das famílias.

Se instaurado, o requerimento deve resolver parte das questões apresentadas pelos pais e cuidadores, como a dificuldade de conciliar trabalho e cuidados; além de aumentar o bem-estar social, a qualidade educacional e a melhoria da qualidade de vida das famílias campinenses.