Cidades

Vereador Saulo Noronha propõe criação de farmácias 24 horas nas UPAs de Campina Grande

Vereador Saulo Noronha propõe criação de farmácias 24 horas nas UPAs de Campina Grande




O vereador Saulo Noronha apresentou à Câmara Municipal de Campina Grande um projeto de lei autorizativo que propõe a criação do programa Farmácia nas UPAs – Remédio na Hora. A iniciativa visa garantir a distribuição gratuita e imediata de medicamentos para os pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.

Pelo projeto, a Secretaria de Saúde de Campina Grande seria responsável pela implantação das farmácias 24 horas dentro das UPAs, assegurando que os medicamentos prescritos pelos médicos sejam entregues diretamente ao paciente no momento da consulta. Além disso, a gratuidade do serviço deverá ser amplamente divulgada por meio de cartazes e mídias sociais.

Na justificativa do projeto, Saulo Noronha argumenta que muitas pessoas não conseguem comprar os remédios prescritos devido a dificuldades financeiras. Com essa medida, ele pretende facilitar o acesso aos tratamentos, reduzindo complicações de saúde decorrentes da interrupção da medicação. Além disso, o vereador cita estudos que apontam para a redução de custos e o aumento da segurança dos pacientes quando há intervenção farmacêutica dentro das UPAs.

“A presença de uma farmácia dentro da UPA, com um farmacêutico clínico revisando as prescrições, pode prevenir erros na medicação e garantir um tratamento mais eficaz para os pacientes”, destacou Noronha.

Simone Duarte