Na sessão ordinária desta quinta (06), aconteceu a 3ª Sessão Ordinária, Com participação no pequeno e grande expediente. O vereador Dinho Papaléguas (PSDB), presidente da Comissão de segurança pública da Casa Legislativa e militar reformado da Polícia Militar aproveitou para usar a Tribuna e homenagear a instituição de segurança pública pela passagem dos 193 anos de existência.
“É necessário enfatizar esta data muito importante para a Paraíba e os paraibanos que é a comemoração dos 193 anos de história da Polícia Militar da Paraíba, instituição de grande importância no estado e que tem relevantes serviços prestados aos paraibanos”, iniciou Dinho.
Para o vereador Dinho Papa-Léguas os 193 anos de atuação da Polícia Militar, comemorado no último dia 03 de fevereiro de 2025, sendo a instituição pública mais antiga do estado e que possui uma das melhores avaliações do país, é fruto do trabalho de homens e mulheres que abraçam a missão de proteger e salvar vidas.
O parlamentar destacou que apesar do salário deficitário e de uma alta carga horária a resposta em forma de resultados é surpreendente.
“Nesse sentido, solicitamos que o Poder Público Estadual destine mais atenção à categoria, assim como para todos os agentes da segurança pública, que enfrentam situações de risco durante o exercício de suas funções”, exigiu o parlamentar .
Dinho Papaléguas destacou que exerceu o seu trabalho com uma atuação de 13 anos na tropa, saindo apenas para exercer a vida pública e que estará sempre defendendo não só a Instituição, mas a todos que fazem a segurança pública no estado.
“Enquanto policial e com atuação durante 13 anos na Tropa de Choque, conheço a realidade enfrentada, destacando que já existe um processo em andamento precisando apenas da aprovação para que a categoria receba o reconhecimento merecido nesta Casa pelas contribuições da instituição, mesmo enfrentando situações extremas ao longo de sua história”, finalizou Dinho Papaléguas.
O vereador frisou que essa é uma oportunidade para refletir sobre a importância do sistema de segurança da Paraíba e da necessidade de valorização financeira e também para contestar as ações realizadas de maneira deliberada por setores influentes da imprensa brasileira com o objetivo de desmoralizar as forças de segurança, principalmente a Polícia Militar.