Página1PB
14 de julho de 2026
  • SOBRE
  • ANUNCIE
  • CONTATO
  • NOTÍCIAS
  • PARAÍBA
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • JOÃO PESSOA
    • MONTADAS
  • POLÍTICA
  • BRASIL
  • ECONOMIA
  • LEGISLATIVO
  • MAIS
    • ESPORTES
    • ENTRETENIMENTO
    • POLICIAL
    • MUNDO
    • GERAL
No Result
View All Result
Página1PB
No Result
View All Result

Secretário de Finanças da PMCG esclarece situação financeira da Saúde

by Redação
23 de outubro de 2025
in Campina Grande, Cidades
Secretário de Finanças da PMCG esclarece situação financeira da Saúde

O secretário executivo de Finanças de Campina Grande, Felipe Gadelha, esclareceu dúvidas sobre a utilização dos recursos públicos do Município, especialmente no que diz respeito ao financiamento da Saúde.

Ele destacou que não há qualquer indício de esgotamento financeiro da pasta, rebatendo especulações sobre uma suposta crise nas contas do governo municipal.

De acordo com o secretário, a Secretaria Municipal de Saúde é majoritariamente financiada por recursos federais, oriundos do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares, o que garante autonomia para execução de políticas públicas. Apenas cerca de 20% do orçamento da Saúde depende de recursos próprios.

“Não existe essa história de que os recursos da Saúde em Campina Grande acabaram para 2025”, afirmou Gadelha. “A maior parte da verba vem da União, e o município continua recebendo regularmente esses repasses”.

Gadelha também comentou sobre a rotina orçamentária da prefeitura, destacando que nos meses de novembro e dezembro é comum o aumento da arrecadação, o que permite suplementações orçamentárias para cumprir os compromissos das secretarias, incluindo folha de pagamento e demais obrigações.

Segundo o secretário, a legislação obriga os municípios a investir 15% da receita própria em Saúde e 25% em Educação. Os valores transferidos pelo governo federal, por sua vez, chegam de forma quase contínua, o que mantém a estabilidade da execução orçamentária.

FPM desbloqueado e pagamentos garantidos

Sobre recentes dificuldades relacionadas a uma parcela bloqueada do FPM, Gadelha confirmou que o problema já foi resolvido. “A prefeitura já cumpriu seu compromisso pendente junto ao governo federal, e os recursos do FPM foram desbloqueados. Não há risco de novos bloqueios”, assegurou.

O secretário tranquilizou os servidores públicos municipais, afirmando que os pagamentos estão assegurados e que não há risco de paralisações por falta de verba.

Pagamentos aos prestadores da Saúde sairão esta semana

Referindo-se aos prestadores de serviços da Secretaria de Saúde, Gadelha informou que os pagamentos pendentes devem ser regularizados ainda esta semana, com recursos provenientes de transferências federais. Ele reforçou que os ajustes orçamentários em andamento são procedimentos técnicos, dentro da normalidade da gestão pública.

“A população pode ficar tranquila. As demandas da saúde aumentaram em 2025, inclusive com avanços na política de valorização salarial, mas temos feito cortes de despesas e ajustes contínuos”, explicou.

Gadelha também destacou que os pedidos de suplementação de crédito enviados à Câmara Municipal fazem parte de um processo administrativo comum, especialmente em cenários de novas demandas ou eventos inesperados.

 
 

  • SOBRE
  • ANUNCIE
  • CONTATO

© 2017-2026 Página1PB • Todos os direitos reservados Holos Agência Digital

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • PARAÍBA
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • JOÃO PESSOA
    • MONTADAS
  • POLÍTICA
  • BRASIL
  • ECONOMIA
  • LEGISLATIVO
  • MAIS
    • ESPORTES
    • ENTRETENIMENTO
    • POLICIAL
    • MUNDO
    • GERAL

© 2017-2026 Página1PB • Todos os direitos reservados Holos Agência Digital

imunify-bot-check