O envolvimento de candidatos com facções criminosas em Itabaiana, na Paraíba, no Agreste, é motivo para presença de tropas federais nas eleições deste ano na cidade
O envio das tropas foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e visa garantir a segurança de locais de votação no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro.
Segundo as investigações, a candidatura a prefeito de Cláudio Neto (Republicanos) e de seu vice, Suelyo Rogério (PSB), além da candidatura de Samara Marinho (PSB), ao cargo de vereadora, teriam o apoio ostensivo de integrantes do crime organizado que atuam em áreas carentes da cidade.
Além disso, moradores estão sendo coagidos por integrantes da facção criminosa para manter o apoio às candidaturas do prefeito e vice e da vereadora e as investigações apontam que há relatos de ameaças dos grupos criminosos.
Além de Itabaiana, as cidades de Bayeux e Cabedelo também terão a presença de tropas federais nas Eleições 2024, ambas devido a devido a insegurança em relação as facções criminosas.
Já a cidade de Fagundes, também na Paraíba, contará com o apoio das tropas federais devido ao acirramento político entre os candidatos.