Paraíba

Relação de candidatos com facções criminosas é motivo para presença de tropas federais nas eleições em cidade da Paraíba

Relação de candidatos com facções criminosas é motivo para presença de tropas federais nas eleições em cidade da Paraíba


O envolvimento de candidatos com facções criminosas em Itabaiana, na Paraíba, no Agreste, é motivo para presença de tropas federais nas eleições deste ano na cidade

O envio das tropas foi autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e visa garantir a segurança de locais de votação no primeiro turno das eleições municipais, que será realizado no dia 6 de outubro.

Segundo as investigações, a candidatura a prefeito de Cláudio Neto (Republicanos) e de seu vice, Suelyo Rogério (PSB), além da candidatura de Samara Marinho (PSB), ao cargo de vereadora, teriam o apoio ostensivo de integrantes do crime organizado que atuam em áreas carentes da cidade.

Além disso, moradores estão sendo coagidos por integrantes da facção criminosa para manter o apoio às candidaturas do prefeito e vice e da vereadora e as investigações apontam que há relatos de ameaças dos grupos criminosos.

O grupo criminoso já tem representantes indicados trabalhando na Prefeitura e na Câmara de Itabaiana. Ainda conforme os autos do processo, membros da facção em Itabaiana, têm comparecido às reuniões plenárias da Câmara Municipal por convocação da coordenação de campanha dos candidatos Cláudio Neto e Suelyo Rogerio toda semana.

Além de Itabaiana, as cidades de Bayeux e Cabedelo também terão a presença de tropas federais nas Eleições 2024, ambas devido a devido a insegurança em relação as facções criminosas.

Já a cidade de Fagundes, também na Paraíba, contará com o apoio das tropas federais devido ao acirramento político entre os candidatos.