Policial

Reconhecimento facial e monitoramento resultam em prisões em Campina Grande



A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (SESDS) divulgou nesta segunda-feira (3) o balanço dos primeiros registros de ocorrências nos locais de festa do São João 2024. O destaque é a atuação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª REISP, que, com mais de 60 servidores por noite, garante o monitoramento eficaz das festividades no distrito de Galante, bem como no Parque do Povo e durante a realização da Namoradrilha, em Campina Grande.

No total, oito pessoas foram presas, a partir das identificações feitas pelas câmeras de monitoramento instaladas nos locais de festa, com destaque para os equipamentos que possuem a tecnologia de reconhecimento facial. “As câmeras de reconhecimento facial instaladas em Galante, no Parque do Povo, e no percurso da Namoradrilha, têm se mostrado cruciais para a segurança durante os eventos. Elas permitiram a identificação e captura de indivíduos com mandados de prisão em aberto, facilitando a ação rápida e eficaz da Polícia Militar. Além disso, o sistema de monitoramento, integrado ao CICC tem sido essencial para identificar comportamentos suspeitos e prevenir crimes, garantindo a segurança dos participantes e a tranquilidade das festividades”, explicou a tenente-coronel BM Jousilene Sales, coordenadora do CICC da 2ª Reisp.

O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, realizou mais de 185 atendimentos no Parque do Povo, desde o início dos festejos, em 29 de maio, dos quais 110 foram por emergências clínicas diversas e 55 por intoxicações exógenas (consumo de álcool), além de ações preventivas em um trabalho também integrado com o Centro Integrado de Comando e Controle, em Campina Grande.

Através do monitoramento em tempo real, realizado por 257 câmeras, permitiu uma resposta rápida e coordenada às emergências, otimizando o atendimento de ocorrências. “A integração dos sistemas de vigilância e comunicação do CICC facilita a localização precisa e o encaminhamento eficiente das equipes. Além das câmeras, as equipes contam com o mais moderno sistema de radiocomunicação da América Latina, garantindo que os atendimentos sejam realizados de maneira ágil e eficaz, contribuindo significativamente para a segurança e bem-estar dos participantes das festas”, informou Jousilene Sales.

PARQUE DO POVO
Dia 30/05: Prisão de uma mulher, com mandado por furto e associação para cometimento de crime.
Dia 31/05: Prisão de um homem, com mandado por furto.
Dia 01/06: Prisão de um homem, com mandados por furto, roubo e lesão corporal.
Dia 01/06: Prisão em flagrante de um homem, por tráfico de drogas. Ele portava 13 frascos de loló, além de maconha e LSD.
Dia 02/06: Prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo (pistola 9mm) nas imediações do palco principal do Parque do Povo.

NAMORADRILHA
Dia 02/06: Prisão de um homem por volta das 20h, identificado pelo sistema tático e com o auxílio das câmeras, por estar com tornozeleira eletrônica.

SÃO JOÃO DE GALANTE
Dia 25/05: Recuperação de uma motocicleta furtada em Fagundes.
Dia 26/05: Recuperação de uma motocicleta furtada no estado de Pernambuco, que estava com placa clonada

Paraíba 21