CidadesDestaques

Projeto de Fabiana Gomes institui a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental

Projeto de Fabiana Gomes institui a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental

Com um olhar voltado para a saúde integral da população, a vereadora Fabiana Gomes (União Brasil) protocolou na Câmara de Campina Grande um projeto de lei objetivando instituir na Rainha da Borborema a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental. O PL tramita nas comissões temáticas antes de seguir para o plenário.

A política, conforme consta do texto da proposta, constitui estratégia para a integração e articulação das áreas de educação e saúde no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde mental no âmbito do Município.

Dentre os objetivos da iniciativa, está promover a saúde mental da população; garantir o acesso à atenção psicossocial; promover a intersetorialidade entre os serviços públicos; informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidados com a saúde mental; e promover a educação permanente de gestores e profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social.

Já dentre as diretrizes para a implantação da Política Municipal de Atenção à Saúde Mental, estão a participação da comunidade; a interdisciplinaridade e a intersetorialidade das ações; a ampla integração da comunidade com as equipes de atenção primária à saúde; e a promoção de espaços de reflexão e comunicação sobre as características e necessidades do indivíduo e da comunidade, dentre outras.

“A proposição da Política Municipal de Atenção à Saúde Mental em nossa cidade se mostra crucial. A integração entre saúde e educação, estabelecendo estratégias para promover, prevenir e atender questões de saúde mental, não é apenas uma resposta local a um problema global, mas também uma forma de zelar pelo bem-estar da população e pela saúde pública”, avalia Fabiana Gomes.