Com o fim do prazo de registro de candidaturas nessa quinta-feira (15), a Paraíba contabiliza um total de 9.036 candidatos a vereador. Entretanto, um dado que chama atenção é o número de registros de candidatos a prefeito e vice-prefeito no estado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram registrados 520 candidatos a prefeito, enquanto o número de vices chega a 524.
A apuração realizada revelou que essa divergência nos números se deve a erros de registro nas cidades de Borborema, Campina Grande, Cuitegi e Pilões. Nesses municípios, os vices de candidatos a prefeito foram registrados duas vezes.
Em Borborema, a candidata a vice-prefeita Paula Maranhão aparece no sistema do TSE com dois registros, sendo um pelo Republicanos e outro pelo PSD.
Situação semelhante ocorreu em Cuitegi, onde Chico Mala foi registrado duas vezes, uma também pelo Republicanos e outra pelo PSB.
Em Campina Grande, Dra, Annelise aparece registrada no Partido Novo e PL e em Pilões Sebastião Antônio aparece registrado duas vezes no Progressistas e PSB.
Além da Paraíba, outros estados do Nordeste também apresentaram divergências no número de registros de candidatos a prefeito e vice. Na Bahia, por exemplo, há 27 registros a mais de vice-prefeitos do que de prefeitos. Pernambuco conta com 8 registros a mais de vices, enquanto no Piauí são 15 e no Rio Grande do Norte, 2 e Ceará 1. Já no Maranhão e em Sergipe, o fenômeno inverso foi observado, com cada estado apresentando um prefeito a mais do que o número de vices registrados.
Essas inconsistências nos registros chamam a atenção e devem ser corrigidas pelo TSE, para assegurar a regularidade do processo eleitoral.
O levantamento foi feito após a última atualização do órgão às 19:16h.