Página1PB
15 de abril de 2026
  • SOBRE
  • ANUNCIE
  • CONTATO
  • NOTÍCIAS
  • PARAÍBA
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • JOÃO PESSOA
    • MONTADAS
  • POLÍTICA
  • BRASIL
  • ECONOMIA
  • LEGISLATIVO
  • MAIS
    • ESPORTES
    • ENTRETENIMENTO
    • POLICIAL
    • MUNDO
    • GERAL
No Result
View All Result
Página1PB
No Result
View All Result

Operação da Polícia Federal em Cabedelo investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro contra prefeito recém reeleito

by Redação
14 de abril de 2026
in Paraíba, Policial
Operação da Polícia Federal em Cabedelo investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro contra prefeito recém reeleito

Operação da Polícia Federal em Cabedelo investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta terça-feira (14) no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, com o objetivo de desarticular um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo agentes públicos e empresários locais.

Ao todo, foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em endereços residenciais e comerciais da cidade. A ação contou com o apoio de equipes especializadas e mobilizou dezenas de policiais federais.

De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de fraudar contratos públicos, especialmente em setores ligados a obras e serviços municipais. Há indícios de superfaturamento, direcionamento de licitações e movimentações financeiras atípicas, que teriam como finalidade ocultar a origem ilícita dos recursos.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos e valores em dinheiro que serão analisados para o avanço das investigações. A Polícia Federal também informou que contas bancárias dos investigados poderão ser bloqueadas por determinação judicial.

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados até o momento, a fim de não comprometer o andamento do processo. Caso as irregularidades sejam confirmadas, os suspeitos poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A Polícia Federal destacou que a operação faz parte de um conjunto de ações estratégicas para combater desvios de recursos públicos e reforçou o compromisso com a transparência e a legalidade na administração pública.

As investigações seguem em andamento

 

NOTA À IMPRENSA

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público da Paraíba, por meio do GAECO, e da Controladoria-Geral da União, deflagrou nesta terça-feira (14 de abril de 2026), a Operação Cítrico, com o objetivo de cumprir medidas cautelares expedidas no âmbito de investigação que apura a suposta atuação de organização criminosa voltada à fraude em licitações, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e possível financiamento de facção criminosa com atuação no município de Cabedelo/PB.

Conforme apurado, o esquema investigado teria se valido da contratação fraudulenta de empresas fornecedoras de mão de obra vinculadas à facção criminosa “Tropa do Amigão”, braço do “Comando Vermelho”, com infiltração de faccionados em estruturas da Prefeitura de Cabedelo/PB, circulação de valores de origem pública em favor do crime organizado e utilização de contratos administrativos como instrumento de manutenção de poder, influência territorial e blindagem institucional.

A investigação revelou um consórcio entre agentes políticos da alta cúpula do município, empresários e integrantes de organização criminosa, voltado à perpetuação de contratos milionários e à distribuição de vantagens ilícitas, cujo valor pode chegar até R$ 270 milhões de reais.

Estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, além de outras cautelares pessoais determinadas pelo Poder Judiciário, tais como o afastamento do atual Prefeito de Cabedelo/PB e de outros servidores públicos, com a finalidade de aprofundar a colheita probatória, preservar a investigação e impedir a continuidade das condutas investigadas. As diligências são executadas em regime de força-tarefa entre a Polícia Federal, o Ministério Público da Paraíba, por intermédio do GAECO, e a Controladoria-Geral da União.

A investigação segue em andamento e os fatos apurados poderão ensejar responsabilização pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e financiamento de organização criminosa, sem prejuízo de outros ilícitos eventualmente identificados no curso da apuração.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso institucional com a defesa do patrimônio público, com o enfrentamento qualificado à corrupção e com a repressão à infiltração do crime organizado nas estruturas estatais, sempre em atuação integrada com os órgãos de persecução e controle.

Polícia Federal na Paraíba.

 
 

  • SOBRE
  • ANUNCIE
  • CONTATO

© 2017-2026 Página1PB • Todos os direitos reservados Holos Agência Digital

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • PARAÍBA
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • JOÃO PESSOA
    • MONTADAS
  • POLÍTICA
  • BRASIL
  • ECONOMIA
  • LEGISLATIVO
  • MAIS
    • ESPORTES
    • ENTRETENIMENTO
    • POLICIAL
    • MUNDO
    • GERAL

© 2017-2026 Página1PB • Todos os direitos reservados Holos Agência Digital