Nesta quarta-feira, 1º de janeiro, durante a solenidade de posse da nova legislatura da Câmara Municipal de Campina Grande, a vereadora Ivonete Ludgério, eleita para seu sexto mandato, discursou emocionada, agradecendo à família, amigos e eleitores, e destacando os avanços na representatividade feminina na política campinense.
Única mulher na Câmara durante quatro de seus seis mandatos, Ivonete celebrou o fato de que em um dos mandatos, o Legislativo foi a “Casa das sete mulheres” e hoje, conta com oito vereadoras entre os 23 parlamentares eleitos. “Isso significa que Campina Grande evoluiu pra melhor. Campina Grande evoluiu pra ver que mulheres e homens têm igual competência. Não precisamos escolher um legislador pelo sexo, mas pela capacidade de trabalho”, declarou, ressaltando a importância de valorizar a atuação de cada vereadora.
Ivonete iniciou seu discurso agradecendo a Deus pela trajetória construída ao longo dos anos e aos 4.964 eleitores que a reconduziram à Casa de Félix Araújo. Mencionou com carinho o apoio da família, em especial de seus filhos Manoel e Carol, e comemorou a chegada de sua neta Manoela, que será o “melhor presente para 2025”. Ela também agradeceu aos amigos e colaboradores que estiveram ao seu lado durante a campanha e ao longo de sua carreira política.
A parlamentar recordou momentos marcantes de sua trajetória, destacando os desafios de ser, por muito tempo, a única voz feminina no legislativo municipal. “Desse sexto mandato, quatro deles eu exerci sozinha como mulher nesta casa. No quinto mandato, tive a companhia de mais seis mulheres. Era a ‘Casa das Sete Mulheres’, e hoje somos oito. Isso me dá uma alegria imensa.”
Ivonete também se solidarizou com os novos vereadores, relembrando sua própria caminhada e reforçando que está à disposição para colaborar com os colegas, independente de gênero ou tempo de experiência. “Aqui, vocês podem contar com a minha experiência, minha amizade e meu companheirismo. A política é construída com diálogo e união, e assim vamos trabalhar por Campina Grande.”
Por fim, a vereadora anunciou que, após a eleição da Mesa Diretora, seguirá para a posse de amigos e aliados políticos em municípios vizinhos, mas justificou sua ausência na cerimônia do prefeito em Campina Grande devido à saúde de seu marido, o ex-deputado estadual Manoel Ludgério, que enfrenta um período de recuperação. “Deus abençoe as mulheres e os homens desta casa, e que tenhamos um mandato produtivo e harmonioso.”
Simone Duarte