Diversão

FestincineJP amplia número de salas para exibição gratuita de filmes

PARAÍBA JÁ



Foto: Divulgação/Assessoria

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) vai contar com mais salas para exibição gratuitas de filmes. Para garantir que o público tenha mais opções para acompanhar a programação, serão disponibilizadas duas salas do Centerplex, no Mag Shopping. O FestincineJP começa no dia 26 de maio e vai até primeiro de junho. A realização é da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope.

 

“O nosso Festival Internacional de Cinema faz parte de uma ação integrada que a Funjope e a Prefeitura de João Pessoa estão realizando para a valorização do nosso audiovisual paraibano. Nós estamos construindo uma estratégia de fortalecimento institucional do nosso cinema a partir da João Pessoa Film Commission e da Agência Audiovisual de Cinema de João Pessoa, cujo projeto de lei o prefeito Cícero Lucena já enviou para a Câmara de João Pessoa. O Festival participa desse ambiente de fortalecimento no nosso mercado, por isso estamos trabalhando para ampliar o número de salas e sessões de modo que tenhamos um Festival competitivo, com boas conversas de mercado, mas também com uma boa acolhida do público nas salas de cinema da cidade”, explica Marcus Alves, diretor da Funjope.

 

Emprego e renda

Além de uma ampla programação gratuita de filmes, o FestincineJP promove ações para fortalecer o mercado audiovisual da Paraíba e do Brasil, que desponta com um dos principais na geração de emprego e renda no país.

Em 2024, o Festival terá mais dois dias dedicados às ações de mercado, ofertando rodadas de negócios, masterclass, o Laboratório de Produção Executiva e contato com players do mercado. Já estão confirmadas as presenças de representantes da Amazon Prime Video, Globoplay, Box Brasil, Canal Curta!, Tamanduá TV, Canal Brasil, Academia de Filmes, Anavilhana, DPE Produções, Condé +, Paris Produtora, Globo Filmes, Olhar Distribuidora, Vitrine/Galeria, Embaúba, DownTown e CONNE.

 

Homenagens

Este ano o evento vai homenagear o diretor e cineasta paraibano Bertrand Lira; o coletivo ¡Las Luzineides!, que é especializado em  produção de curta-metragens, e o ator e diretor Matheus Nachtergaele, que já confirmou presença na solenidade de abertura do Festival.