DestaquesLegislativo

Fala da vereadora Fabiana Gomes ressalta momento de solidariedade com o Rio Grande do Sul 

Fala da vereadora Fabiana Gomes, na manhã desta terça, 14, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores ressaltou o momento que passa o povo do Rio Grande do Sul e a necessidade da solidariedade de todos os brasileiros, chamando a atenção para as diversas entidades que estão trabalhando em conjunto para adquirir material que seja enviado aoa irmãos do sul do Brasil. “Entidades como a FIEP, ACCG e outras estão agindo e a Câmara que nunca se furtou a solidariedade não irá fugir a este momento”, destacou Fabiana Gomes.

Por outro lado, Fabiana Gomes (União Brasil), vice-presidente da CMCG, alertou sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, com foco em Porto Alegre, que desperta para a urgência de agir diante das chuvas que têm assolado nossa cidade e região, mesmo antes da chegada oficial do inverno. É uma chamada à responsabilidade coletiva, que envolve tanto os poderes públicos estaduais e municipais quanto cada cidadão em suas ações preventivas.

“Os órgãos públicos têm o dever de priorizar a prevenção, investindo em infraestrutura adequada e constante manutenção e limpeza dos sistemas de escoamento das águas pluviais. A eficiência dessas medidas é vital para minimizar os riscos de enchentes e deslizamentos” informou.

Ainda de acordo com Fabiana, cada cidadão deve fazer a sua parte, cuidando para não contribuir com o acúmulo de resíduos que possam obstruir bueiros e galerias pluviais, além de estar atento aos alertas e orientações das autoridades locais durante o período chuvoso.

A Parlamentar destacou que não se pode esquecer também daqueles que estão em situação de vulnerabilidade, especialmente os moradores de áreas ribeirinhas e de baixa renda, que muitas vezes vivem em abrigos precários suscetíveis a desabamentos. “É fundamental que sejam oferecidos abrigos seguros e assistência adequada a essas pessoas durante as intempéries”, disse a vereadora.

“Este é um momento de alerta máximo para as defesas civis do estado e dos municípios, que devem estar preparadas para agir rapidamente em casos de emergência, garantindo a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos. Que esta tragédia sirva de lição e nos motive a redobrar nossos esforços na prevenção e no cuidado com as consequências das chuvas, visando sempre a proteção e a preservação da vida humana”, alertou Fabiana.

Assim, estamos solicitando uma Audiência Pública com a presença de setores envolvidos na prevenção, principalmente a Defesa Civil, do estado e municípios.