DestaquesDiversão

Encontro realizado pela vereadora Jô Oliveira reúne Ministra da Ciência e Tecnologia e representantes de movimentos sociais



O evento contou com a participação de

Assessoria
Assessoria

O Museu de Arte Popular da Paraíba, mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros, foi palco do encontro entre a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos e representantes de movimentos sociais, com o objetivo de debater sobre o impacto das energias renováveis no território paraibano. A atividade foi organizada pela vereadora Jô Oliveira (PCdoB), e aconteceu no dia 22 de junho, aproveitando a visita da ministra ao município, onde cumpria agenda com o PCdoB, partido do qual é presidenta nacional.

O evento contou com a participação de representações de mais de 17 instituições e movimentos sociais, que realizam trabalhos no campo e vem acompanhando de perto o impacto que o modelo de energias renováveis, implantado no território paraibano, tem causado na agroecologia e na vida das comunidades rurais.

Entre os impactos evidenciados pelos agricultores, que convivem com os parques eólicos, está a proximidade de instalação dos sistemas de geração de energia, que se localizam muito perto das residências desses moradores, que precisam conviver diariamente com o barulho gerado pelas hélices. Além disso, a escavação das terras, para instalação de fiações subterrâneas, afeta o cultivo agrícola, e também há o desequilíbrio ambiental, causado pelo desmatamento, pela fuga de animais típicos da região, que migram em decorrência das mudanças em seu habitat. O aumento da poeira, ainda causa problemas respiratórios, entre outras questões que vêm impactando a vida de muitas comunidades rurais.

A vereadora Jô Oliveira tem acompanhado o debate sobre as energias renováveis há um bom tempo. Em 28 de setembro, seu mandato realizou uma audiência pública, para debater o tema na Câmara Municipal de Campina Grande. O encontro com a Ministra foi um dos desdobramentos dessa audiência, como destaca a vereadora.

“O processo de mobilização e debate faz parte do nosso mandato. A gente tem acompanhado uma série de discussões, onde a questão dos parques, sejam eles eólicos ou solares, tem afetado diretamente a vida dos agricultores e agricultoras familiares. Por isso, é importante discutir as alternativas possíveis, para que não se barre o progresso, mas também que esse progresso não prejudique os moradores e moradoras dos territórios”, afirmou Jô Oliveira.

Ela ainda destacou, que durante o encontro, foi entregue à Ministra o relatório dessa audiência pública realizada pelo seu mandato. “Em setembro, quando realizamos a audiência pública na Câmara Municipal, foi produzido um relatório sobre os impactos da energias renováveis. Neste relatório tem o resumo do que foi discutido na audiência e as alternativas que são propostas pelas instituições, é um documento bem completo”, destacou Jô Oliveira.

A Ministra Luciana Santos falou sobre a importância do encontro para construção de propostas que sejam viáveis para  todos, e agradeceu a vereadora Jô Oliveira pela mobilização. “É a partir desses diálogos e dessas trocas que é possível encontrar caminhos. Por isso eu agradeço a vereadora Jô, por me trazer aqui no Museu dos Três Pandeiros, como o povo conhece, e fico muito feliz de poder estar fazendo um debate sobre  ciência  e tecnologia, em um espaço de cultura”, destacou a Ministra, que se comprometeu em levar, a nível nacional, as demandas que foram discutidas na atividade, e manter o diálogo com as organizações que estavam presentes.

Pode