CNN BRASIL
A Base Aérea de Canoas passa a receber voos comerciais com embarque e desembarque em um shopping distante cerca de 4 quilômetros do local. Diante da excepcionalidade, a operação será bem diferente de um aeroporto tradicional.
A seguir, perguntas dos passageiros respondidas pela Fraport, empresa que opera o Aeroporto de Porto Alegre e prestará o serviço emergencial em Canoas.
Onde será o embarque?
ParkShopping Canoas na Entrada “B”. Avenida Farroupilha, 4545 – Marechal Rondon, Canoas. Nenhum passageiro deve se dirigir diretamente a Base Aérea de Canoas.
Como será o check-in?
No local de apresentação do passageiro, no shopping, há balcão de atendimento das companhias aéreas. Para maior agilidade no atendimento, a concessionária recomenda fortemente que seja feito o check-in online com antecedência.
Tenho bagagem para despachar. Como devo proceder?
Cada passageiro poderá embarcar com um item pessoal e uma bagagem de mão, conforme as regras de cada companhia aérea, sendo o próprio passageiro responsável por seus itens desde o shopping até seu destino. Conforme a franquia adquirida pelo passageiro, será possível despachar bagagens no shopping. É preciso consultar cada companhia aérea para mais informações.
Quanto tempo antes do voo devo me apresentar?
O passageiro deverá se apresentar no shopping 3h antes do voo. O processo de embarque será encerrado 1h30 antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.
Como será feito o processo de embarque no shopping?
Os passageiros deverão comparecer ao ParkShopping Canoas pela entrada B (Avenida Farroupilha, 4545), preferencialmente com o check-in já realizado pela internet.
No local, o passageiro fará a apresentação do cartão de embarque e documento de identificação. Após isso, passará pelo processo de inspeção (detector de metais e raio-X).
Então, passageiros aguardarão na sala de embarque até que funcionários da companhia aérea e da concessionária os direcionem ao ônibus que os levará até a Base Aérea de Canoas.
Cada passageiro será responsável por sua bagagem de mão e item pessoal seu destino. Não será permitido o embarque diretamente na Base Aérea de Canoas.
Quais empresas aéreas operam em Canoas?
Azul, Gol e Latam.
Quais destinos e origens disponíveis nos voos em Canoas?
São três, todos em São Paulo: Viracopos (Campinas), Guarulhos e Congonhas (São Paulo). A partir desses aeroportos é possível fazer conexões para uma série de outros aeroportos no Brasil e exterior.
Quem poderá comprar passagens para Canoas e como adquirir?
Qualquer pessoa poderá adquirir passagens para os voos que partem ou chegam na Base Aérea de Canoas. Para realizar a compra, passageiros devem consultar diretamente as companhias aéreas utilizando como destino ou local de saída Canoas (código QNS).
Tenho voo em Canoas. Posso me apresentar diretamente na Base Aérea?
Não. A apresentação dos passageiros ocorrerá somente no Terminal ParkShopping.
Tenho voo já marcado para Porto Alegre. Meu voo chegará em Canoas?
É preciso consultar a companhia aérea.
Como será o desembarque?
Após o pouso do avião, todos os passageiros, acompanhados de funcionários da Fraport, irão se dirigir ao shopping em veículo fornecido pela concessionária. Não será permitida a saída diretamente pela Base Aérea de Canoas. O ônibus vai parar na saída “C” do centro comercial
Meu voo chegou na Base Aérea de Canoas. Posso pedir um táxi/carro por aplicativo ou usar transporte particular com origem na Base Aérea?
Não. Todos os passageiros deverão entrar no ônibus logo após o desembarque da aeronave, e seguir para o shopping. De lá, poderão solicitar seus respectivos transportes.
Há estacionamento disponível?
Sim, o estacionamento é administrado pelo ParkShopping Canoas. A concessionária orienta que os passageiros ingressem pelo acesso 3 (Avenida Farroupilha) entre 6h e 10h. Após das 10h, podem ingressar em todos os demais acessos do shopping.
Há cobrança de taxa de embarque?
Conforme a Portaria nº. 12.168, de 16 de agosto de 2023, publicada no Diário Oficial da União em 29 de agosto de 2023, a tarifa de embarque é de R$ 53,14.
Este valor já compõe a passagem aérea adquirida pelo passageiro. Não será necessário nenhum pagamento no local. O valor para despacho de bagagem deve ser verificado junto à companhia aérea.
Qual horário de funcionamento da área de atendimento no shopping?
O espaço estará disponível a partir das 6h e fechará conforme programação de decolagem do último voo do dia.
Há espaços para alimentação ou serviços na área de embarque?
No ambiente da sala de embarque, não haverá estabelecimentos comerciais. Assim, a concessionária recomenda que sejam usados os serviços disponíveis no shopping antes do acesso à sala de embarque.
Como é o atendimento a passageiros com necessidades especiais (PNAEs)?
De acordo com a resolução nº 280/2013 da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), o PNAE deve informar à companhia aérea as assistências necessárias no momento da compra da passagem.
Esses passageiros terão prioridade no acesso ao embarque no transporte dedicado que os levará até a Base Aérea, bem como contarão com uma estrutura adequada para o embarque na aeronave.
Compartilhe: