Política

“Em momentos como esse, precisamos viver a união dos poderes“, diz Barroso sobre RS

CNN BRASIL



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, lamentou a tragédia que atinge o estado do Rio Grande do Sul e falou sobre mudança climática durante discurso em evento do governo federal para anunciar novas medidas de auxílio nesta quarta-feira (15).

“A natureza escolheu aqui para tragicamente dar esse sinal de alerta de que a mudança climática não é mais um problema abstrato, mas sim um problema real que precisamos enfrentar com medidas concretas e corajosas”, afirmou.

O presidente também lembrou que, junto com “colegas de Supremo”, editou um ato de recomendação para que todos os juízes transferissem para a conta da defesa civil do Rio Grande do Sul os valores que estavam depositados em juízo.

“Existem em depósitos judiciários, uma quantidade de dinheiros que são prestações pecuniárias pagas perante a justiça… Para a minha surpresa conseguimos transferir R$ 123 milhões”, declarou.

Barroso enalteceu, durante sua fala, a “cadeia de solidariedade que se formou no Brasil” em prol de ações que ajudem os mais afetados.

“A Constituição brasileira prevê a separação de poderes, mas em momentos como esse precisamos viver a união dos poderes… Nesse momento somos todos gaúchos”, completou.