Cidades

Em Campina Grande, prefeitura realiza abertura da campanha Novembro Roxo nesta segunda

Em Campina Grande, prefeitura realiza abertura da campanha Novembro Roxo nesta segunda


Neste domingo, 17, celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade. Em alusão à data, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a campanha _Novembro Roxo_, de conscientização e prevenção ao nascimento prematuro. A campanha será lançada nesta segunda-feira, 18, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA).

Pela manhã será realizado um ensaio fotográfico. No turno da tarde haverá a solenidade de abertura oficial com oficinas, apresentação de projetos sobre a temática e a participação de mães de prematuros da maternidade. A programação segue ao longo do mês com outras atividades, a exemplo das rodas de conversa e ações intersetoriais. As atividades serão encerradas no dia 22, com um abraço simbólico ao ISEA.

Prematuridade – A prematuridade é definida quando o nascimento é abaixo de 37 semanas. Uma das principais causas de nascimentos prematuros é a ausência dos cuidados com o pré-natal, sendo um dos fatores determinantes para a mortalidade nestes casos. As principais causas que contribuem para a prematuridade são o tabagismo, o consumo de álcool, o uso de entorpecentes, o estresse, as infecções urinárias, diabetes, obesidade e a hipertensão durante a gestação.

Por isso é importante alertar para que as gestantes realizem de forma correta o seu pré-natal, fazendo as consultas médicas e exames periódicos, as ultrassonografias de rotina e tomando todas as vacinas necessárias para o período, sempre com acompanhamento médico, garantindo assim a saúde da mãe e o bom desenvolvimento do bebê.

A prematuridade é considerada um problema de saúde pública, pois ainda é cercada por desinformação. Pesquisas mostram que 30% das mães e pais de bebês prematuros desconheciam totalmente o tema antes de passarem por essa experiência; 30% conheciam muito pouco e 28% possuíam praticamente nenhum conhecimento sobre o assunto.

Serviços

No ISEA, após o nascimento do prematuro, são disponibilizadas aos recém-nascidos estruturas específicas como a UTI Neonatal, Semi-Intensiva, Berçário Intermediário e a Ala Canguru, respectivamente, locais que darão todo o suporte clínico necessário, com equipes especializadas para o acompanhamento, o cuidado e o desenvolvimento destes bebês. Existe também no ISEA o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, que oferta leite materno para a nutrição dessas crianças.

Já no Centro Materno-Infantil de Atenção Integral à Saúde (CEMAIS), existe um ambulatório de seguimento do prematuro, voltado a cuidar das crianças nascidas prematuras até os seus dois anos de vida. O objetivo é acompanhar o crescimento, pois a prematuridade apresenta repercussões ao longo de toda a vida. As crianças são assistidas por um médico pediatra e neonatologista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga, entre outros profissionais.

Programação