Economia

Dow Jones fecha em queda após bater 40 mil pontos com otimismo sobre juros dos EUA

CNN BRASIL



O índice Dow Jones atingiu o recorde histórico intradiário de 40.000 pontos pela primeira vez nesta quinta-feira (16), mas terminou em baixa após reduzir os ganhos anteriores.

O otimismo da sessão foi alimentado por dados que mostraram desaceleração da inflação nos Estados Unidos, impulsionando as esperanças de investidores por cortes na taxa de juros do Federal Reserve, além de fortes resultados corporativos.

O índice, em que blue-chips têm forte peso, se recuperou de suas mínimas de outubro de 2022, impulsionado pelo crescimento econômico resiliente dos Estados Unidos, apesar dos aumentos acentuados dos juros pelo Fed.

O índice de referência S&P 500 e o índice de tecnologia Nasdaq também reduziram ganhos anteriores em negociações instáveis e terminaram em baixa.

Dez dos 11 setores do S&P 500 fecharam em queda, com as ações de bens de consumo básicos sendo as únicas que obtiveram ganhos.

“O ambiente atual parece estar concentrado no que o Fed pode ou não fazer, uma vez que começamos o ano com a expectativa de que o Fed cortaria os juros até seis vezes, mas isso caiu mais recentemente para uma ou duas vezes“, disse Silas Myers, chefe-executivo e gerente de portfólio da Mar Vista Investment Partners.

Os investidores estão apostando em dois cortes de 0,25 ponto percentual na taxa de juros do Federal Reserve este ano e estimam uma chance de 70% de que a primeira redução ocorra em setembro, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME.

Os três índices de Wall Street atingiram recordes de fechamento na quarta-feira (15), depois que os dados mostraram um aumento menor do que o esperado nos preços ao consumidor em abril, indicando que a inflação havia retomado sua tendência de queda.

Dados desta quinta-feira também mostraram que o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, embora as condições do mercado de trabalho continuem bastante restritas, mesmo com o arrefecimento do crescimento do emprego.

O Dow Jones caiu 0,1%, para 39.869,38 pontos. O S&P 500 perdeu 0,21%, para 5.297,1 pontos. O Nasdaq perdeu 0,26%, para 16.698,32 pontos.