A diplomação das candidatas e candidatos eleitos nas Eleições 2024 em Campina Grande será realizada nesta terça-feira (17), às 17h, no auditório do Hotel Garden. A cerimônia solene, de responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-PB, será presidida pelo magistrado Cláudio Pinto Lopes, juiz da 16ª Zona Eleitoral.
Na ocasião, serão diplomados o prefeito reeleito, Bruno Cunha Lima; o vice-prefeito eleito, Alcindor Villarim Filho; além de 23 vereadores e 27 suplentes. A diplomação marca a etapa final do processo eleitoral, conforme previsto no calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral. Este ato oficial é de responsabilidade das Zonas Eleitorais, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997.
A posse do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores eleitos está prevista para o dia 1º de janeiro de 2025. Já a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, “Casa de Félix Araújo”, deve ocorrer no mesmo dia. Há expectativa de que as obras do plenário estejam concluídas a tempo, permitindo a realização da cerimônia no local.
Na nova legislatura, o nome do vereador Saulo Germano (Podemos) desponta como o favorito para presidir a Mesa Diretora no biênio 2025/2026. A escolha será feita logo após a posse dos eleitos. Em seguida, a nova Mesa Diretora dará posse ao prefeito e ao vice-prefeito.
O Poder Legislativo Campinense, que entra em recesso parlamentar após a diplomação, retomará suas atividades regulares em fevereiro, salvo a necessidade de convocação extraordinária.
Com informações sobre os próximos passos, a cidade de Campina Grande se prepara para o início de mais um ciclo político e administrativo.
DIVICOM/CMCG