Política

Chuvas no RS: Lula promete novas medidas para o estado em meio a calamidade

CNN BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu que vai lançar novas medidas para o estado do Rio Grande do Sul. A declaração foi feita nesta sexta-feira (10) em um evento em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia.

“Amanhã vamos pensar no Rio Grande do Sul outra vez. Domingo vamos pensar no Rio Grande do Sul. Segunda vamos anunciar mais coisas para o Rio Grande do Sul. Terça-feira vamos anunciar mais coisas no Rio Grande do Sul”, afirmou Lula.

O presidente também disse que vai visitar todas as cidades que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias.

“Quando a água baixar, eu quero visitar todas as cidades que foram afundadas para olhar na cara dos meus irmãos e dizer: eu vou cuidar de vocês, o governo vai cuidar de vocês e vocês vão levantar a cabeça”, complementou Lula.

O número de mortos no estado subiu para 126 em decorrência das chuvas. O último balanço da Defesa Civil foi divulgado no início da noite desta sexta-feira (10). O número de municípios afetados chegou a 441, o que equivale a quase 90% das cidades gaúchas.

Segundo o relatório, o estado contabiliza 756 feridos e 141 desaparecidos. Ao todo, 1.951.402 pessoas foram afetadas, sendo que 339.928 estão desalojadas e 71.409 foram para abrigos.

Desde o início das operações de socorro, já foram resgatadas 70.863 pessoas e 9.984 animais.

*Publicado por Douglas Porto