Política

Chuvas no RS: Lula deve anunciar medidas para quem perdeu eletrodomésticos, diz ministro à CNN

CNN BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “pretende anunciar recursos diretamente para as pessoas físicas que tiveram seus eletrodomésticos perdidos” no Rio Grande do Sul.

A afirmação foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, em entrevista à CNN, nesta sexta-feira (10).

“Ele deve anunciar isso entre terça (14), quarta-feira (15) no máximo”, disse o ministro durante o Bastidores CNN (de segunda a sexta-feira, às 14h).

Na quinta-feira (9), durante anúncio de R$ 52 bilhões em medidas emergenciais para a população gaúcha, Lula disse que eletrodomésticos são “patrimônio” para os mais pobres.

“Muita gente acha que uma televisão é uma pequena coisa, que não tem muita importância. Mas, para uma pessoa mais humilde, ela é um patrimônio”, afirmou. “A geladeira, então, nem se fala. E uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para as mulheres que estão sobrevivendo um verdadeiro sofrimento”, finalizou.

Ainda falando à CNN, Waldez Goés disse que “está garantido o apoio” do governo federal ao estado e a municípios gaúchos para a reconstrução “da infraestrutura e da economia”.

Ainda assim, por ora, não é possível medir o tamanho dos danos causados pelas chuvas no estado, especialmente na região da Grande Porto Alegre. “Nem os prefeitos nem o governo estadual nem o governo federal ainda tem condições de precificar”, afirmou.