PĂĄgina1PB
23 de setembro de 2026
  • SOBRE
  • ANUNCIE
  • CONTATO
  • NOTÍCIAS
  • PARAÍBA
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • JOÃO PESSOA
    • MONTADAS
  • POLÍTICA
  • BRASIL
  • ECONOMIA
  • LEGISLATIVO
  • MAIS
    • ESPORTES
    • ENTRETENIMENTO
    • POLICIAL
    • MUNDO
    • GERAL
No Result
View All Result
PĂĄgina1PB
No Result
View All Result

Cai tempo de acolhimento de crianças no estado do Rio

by Redação
17 de outubro de 2025
in Brasil
Cai tempo de acolhimento de crianças no estado do Rio

AGÊNCIA BRASIL

O 35Âș Censo da População Infantojuvenil Acolhida no Estado do Rio de Janeiro aponta uma redução gradativa no tempo de acolhimento, com o percentual de crianças e adolescentes que ficam acolhidos por menos de um ano e meio, tendo aumentado de 58%, em dezembro de 2020 (26Âș Censo), para 74% em junho deste ano. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (17) pelo MinistĂ©rio PĂșblico do Estado do Rio (MPRJ).

A subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infùncia e Juventude (CAO Infùncia e Juventude/MPRJ), årea não-infracional, Raquel Madruga, destaca que, desde que foi iniciado o primeiro censo em 2008 até hoje, houve uma redução substancial do tempo de acolhimento.

“Isso Ă© muito importante porque, alĂ©m de cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevĂȘ que o tempo mĂĄximo de acolhimento seja de 18 meses, toda polĂ­tica pĂșblica de atendimento Ă  criança e ao adolescente Ă© para preservar a convivĂȘncia familiar e comunitĂĄria. Isso significa que eles estĂŁo podendo retornar Ă  famĂ­lia de origem ou sendo colocados em famĂ­lias substitutas atravĂ©s da adoção”, disse.

>> Siga o canal da AgĂȘncia Brasil no WhatsApp

NegligĂȘncia

A negligĂȘncia das famĂ­lias Ă© o principal motivo para crianças e adolescentes serem acolhidos em instituiçÔes. No estado do Rio, 184 serviços de atendimento acolhem 1.673 crianças e adolescentes.

SĂŁo 703 casos de negligĂȘncia como motivo de acolhimento. Em seguida, o abandono pelos pais ou responsĂĄveis responde por 162 casos, abusos fĂ­sicos e psicolĂłgicos sĂŁo 120 ocorrĂȘncias, situação de rua, 101 casos e abuso sexual ou suspeita de abuso sexual, 73 registros.

“É muito importante termos esses dados para trabalharmos as polĂ­ticas pĂșblicas de prevenção ao acolhimento e de apoio a essas famĂ­lias, que sĂŁo as mais vulnerĂĄveis. O lugar de desenvolvimento de uma criança e adolescente Ă© numa famĂ­lia e nĂŁo numa instituição de acolhimento”, finaliza Raquel.


 
 

  • SOBRE
  • ANUNCIE
  • CONTATO

© 2017-2026 PĂĄgina1PB ‱ Todos os direitos reservados Holos AgĂȘncia Digital

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • PARAÍBA
  • CIDADES
    • CAMPINA GRANDE
    • JOÃO PESSOA
    • MONTADAS
  • POLÍTICA
  • BRASIL
  • ECONOMIA
  • LEGISLATIVO
  • MAIS
    • ESPORTES
    • ENTRETENIMENTO
    • POLICIAL
    • MUNDO
    • GERAL

© 2017-2026 PĂĄgina1PB ‱ Todos os direitos reservados Holos AgĂȘncia Digital