Economia

Brasil precisa de incentivos e prazo para transição energética, diz Helder Barbalho à CNN



CNN BRASIL

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou em entrevista durante o CNN Talks que o Brasil precisa de incentivos e prazo para a transição energética.

Barbalho participou, nesta segunda-feira (3), do CNN Talks — braço de eventos da CNN Brasil —, que realiza um encontro setorial para nortear uma discussão que tem tudo para ser liderada pelo país no curto, médio e longo prazos.

“O Brasil não pode abrir mão hoje dos combustíveis fósseis, mas precisa estabelecer prazos e políticas de incentivo para a transição”, disse.

Questionado sobre a Margem Equatorial, considerada a nova fronteira petrolífera do país, o governador afirmou que a análise sobre a exploração da região deve considerar a busca pela justiça social e segurança energética, mas também a preservação ambiental.

Barbalho destacou as capacidades técnicas da Petrobras para buscar caminhos para a transição e segurança energética. O governador mencionou potenciais do litoral brasileiro para energia eólica e solar.

“É fundamental descarbonizar o desenvolvimento do país”, disse Barbalho.

Sobre a realização da COP30 em Belém, Barbalho voltou a afirmar que o evento será único, visto sua realização na Amazônia. O governador reiterou que a marca da solenidade será “A COP das Florestas”.

“CNN Talks – Próximos Passos para a Transição e Transformação Energética no Brasil” reúne autoridades governamentais, empresários e especialistas em debate sobre questões relacionadas a um tema no qual o Brasil ocupa posto de absoluto destaque no cenário global.

Como protagonista no cenário da transição energética, o país está em posição relevante na geopolítica global em prol da energia mais rentável e sustentável.

No entanto, há muito a ser discutido em relação às estratégias, aos desafios e às oportunidades, como, por exemplo, os nossos pontos positivos, os investimentos, esforços necessários e os desafios de competitividade no setor.

Sob mediação e condução dos jornalistas Márcio Gomes e Fernando Nakagawa, o encontro da marca CNN Talks conta com uma plateia convidada de empresários e players do segmento, reunidos no Espaço JK, em São Paulo.