Economia

Brasil está no caminho da vanguarda na descarbonização, diz presidente da Anfavea



CNN BRASIL

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima Leite, colocou o Brasil em posição de destaque na transição energética.

“O Brasil está em uma rota extremamente de vanguarda quando falamos em processo de descarbonização”, afirmou, nesta segunda-feira (3), em painel no CNN Talks.

O presidente da Anfavea participou do painel “Do fóssil ao renovável: desafios e oportunidades dos biocombustíveis​”.

A fala de Lima Leite se complementou à de Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, que falou sobre a “necessidade” de mudança na matriz energética.

“Existem caminhões sendo produzidos no Brasil que podem rodar 100% por biodiesel”, afirmou.

Também no painel, o presidente do Conselho de Administração da Copersucar​, Luis Roberto Pogetti, colocou o etanol como “pronto” para a transição energética no Brasil.

“O carro a etanol gera emprego e renda. Nesse contexto, enxergo o etanol com capacidade pronta e imediata de resposta à sociedade”, declarou.

Já o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia, frisou que a transição energética não pode “desorganizar” o setor.

“A entrada de um combustível em substituição a outro tem que se dar de forma ordenada”, destacou

“É necessário que o aspecto social seja levado em conta”, acrescentou, alertando para o risco de elevações nos preços caso isso não seja seguido.

O evento

“CNN Talks – Próximos Passos para a Transição e Transformação Energética no Brasil” reuniu autoridades governamentais, empresários e especialistas em debate.

Como protagonista no cenário da transição energética, o Brasil está em posição relevante na geopolítica global em prol da energia mais rentável e sustentável.

No entanto, há muito a ser discutido em relação a estratégias, desafios e oportunidades, como nossos pontos positivos, investimentos, esforços e a competitividade no setor.

Sob mediação e condução dos jornalistas Márcio Gomes e Fernando Nakagawa, o encontro contou com uma plateia convidada de empresários e players do segmento, em São Paulo.