Mais de duas mil pessoas de escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, entre estudantes, pais e profissionais das unidades educacionais, participaram do Bloco Folia das Crianças 2025, realizado na tarde desta quarta-feira, 26, pela Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma ação intersetorial entre as secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Seduc), Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), e apoio da Saúde (SMS), Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA).
O que não faltou foi muita festa e animação, ao som de dois mini trios, com orquestra de frevo, brinquedos infláveis, como pula pula e escorrego, além de distribuição de pipoca, algodão doce, água, e muita animação com os palhaços Tia Mila e Alegria. No final, foram sorteadas várias bicicletas. O Bloco saiu das imediações do Bar do Cuscuz e percorreu a avenida Dr Severino Cruz, até o Museu Digital.
Uma das participantes foi Patrícia Pereira, mãe de Victor Miguel e Maria Ágata, da Escola Municipal Petrônio Figueiredo. “Achei o bloco muito legal, porque é uma curtição pra eles. É bom para eles verem como é a cultura do carnaval. Miguel gostou bastante, achou muito interessante”, disse a mãe dos estudantes.
Para a gestora da Escola Municipal Frei Dagoberto Stucker, Edina Lima, a iniciativa representa a possibilidade de oferecer uma programação carnavalesca gratuita para as crianças que aprendem mais sobre a cultura do carnaval. “Uma bela iniciativa, principalmente para aquelas crianças que não têm acesso a nenhuma diversão assim, tão especial como é essa folia de rua, esse bloco na rua. As escolas geralmente já trabalham, inclusive, essa temática em sala de aula. A gente trabalha isso na sexta-feira que antecede o carnaval” destacou.
Já a gerente de Projetos da Seduc, Fabiola Gaudêncio, destacou o sucesso do evento em número de público. “Quando abrimos as inscrições, rapidamente, foram sendo preenchidas e isso nos mostra o quanto as pessoas ainda desejam ter esse resgate da cultura do carnaval da cidade. O horário previsto de concentração era 14h, mas bem antes disso, por volta das 13 horas, o local já tinha muita gente, todo mundo está aguardando o início da festa, pulando, se divertindo, festejando mesmo. Então, para a gente é um motivo de alegria trazer as crianças para esse momento de aproveitar, de socializar e, de fato, ter um momento de carnaval que muitos deles não tinham vivenciado”, explicou.
Casas da Esperança e Gerência PCD/SEMAS
Crianças e adolescentes das Casas da Esperança 1, 2 e 4; e da Gerência da Pessoa Com Deficiência (PCD), ligados à Secretaria de Assistência Social (Semas), também chegaram cedo na avenida para participar do Bloco Folia das Crianças 2025. A dona de casa Veronides Monteiro, levou o neto Antonio Gael, 3 anos, autista, para se divertir no evento. Apesar de usar um ‘Abafador de Ruídos’, o pequeno, que é acompanhado pela Gerência PCD, na unidade do Conjunto Universitário, estava radiante. “Estou muito feliz em poder aproveitar esse momento junto com meu neto, ele está se divertindo muito”, comemorou a avó.
“Um momento muito especial de festa e inclusão, no qual conseguimos, através da Prefeitura, proporcionar uma tarde festiva de carnaval para as crianças e adolescentes atendidos pelos serviços da Semas. Tenho certeza que todas estão muito felizes em vivenciar tudo isso, no Carnaval 2025”, disse o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Para Paulineto Sarmento, presidente do CMDDCA, um momento mágico para o público infanto-juvenil. “Estamos muito felizes com toda essa festa preparada especialmente para as nossas crianças e adolescentes, com muita alegria e diversão e principalmente, com a segurança que elas merecem”, comemorou o presidente.
Também prestigiaram o evento, a esposa do senador Veneziano Vital do Rego, Ana Claudia Vital do Rego; o secretário adjunto da Semas, Rodolfo Rodrigues; além da vereadora Pâmela Vital.
Paraíba 21