Legislativo

Bancada feminina da Câmara Municipal de Campina Grande – Nota



A bancada feminina da Câmara Municipal de Campina Grande, através sobretudo das sete vereadoras que integram a Casa, vem a público lamentar profundamente e repudiar veementemente o caso das agressões contra mulheres registrado no interior do Parque do Povo neste final de semana envolvendo um servidor do Município que já foi devidamente afastado.

Episódios deste tipo e gravidade, infelizmente, são o reflexo de uma realidade na qual a mulher continua sendo tratada como um objeto que, sob a perspectiva nefasta dos agressores, pode ser livremente repelida, intimidada e silenciada através da violência, em todas as suas formas.

É alarmante perceber que esta cultura abominável permanece arraigada no seio da sociedade, a despeito de todos os avanços legais e da construção de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

No caso concreto, vislumbramos, com perplexidade, episódio de tamanha gravidade ocorrer em público, um ambiente de festa com milhares de testemunhas, indicativo de total falta de receio por parte do agressor e de certeza de impunidade.

A violência que se revela, em seu caráter covarde e banal, em pleno Parque do Povo é um demonstrativo literalmente público e alarmante do que acontece cotidianamente, nos ambientes particulares e domésticos, uma rotina deplorável de ataques e agressões, em todas as suas formas, contra as mulheres, prática criminosa que precisa ser denunciada, enfrentada e severamente punida.

Por fim, exigimos que o caso concreto seja apurado, na forma da lei, com seus desdobramentos cabíveis e sanções necessárias, ao tempo em que esperamos que haja, de fato, um fortalecimento da rede de apoio às mulheres e a construção de uma consciência de total envolvimento da sociedade como um todo para um pleno e efetivo enfrentamento à violência contra as mulheres.

Às vítimas, finalmente, nossa solidariedade e plena disponibilidade de apoio, em nome da bancada feminina e da Câmara Municipal de Campina Grande, Casa da Povo, Casa das Mulheres.

Campina Grande, PB – 18 de junho de 2024

Câmara CG