A estratégia de vacinação no Terminal de Integração, da Secretaria de Saúde de Campina Grande, foi eleita a melhor experiência de imunização da região Nordeste na II Oficina Nacional ImunizaSUS. A premiação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20. No total, 346 iniciativas de todo o país foram apresentadas no evento nacional.
O projeto ImunizaSUS premia as “Experiências de Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais mais bem avaliadas”. Campina Grande ficou em primeiro lugar no Nordeste, na principal modalidade de premiação. O prêmio é a produção de um documentário.
“Estamos extremamente felizes, muito contentes com a premiação e com os resultados alcançados. Esse reconhecimento é fruto do trabalho de muitas pessoas”, disse emocionada a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna. “O reconhecimento nacional demonstra o esforço de todo um time para ampliar a cobertura vacinal na cidade”, avaliou o secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior.
O trabalho campinense premiado foi intitulado como “A implantação de um ponto de vacinação em um terminal de integração: contribuindo para a imunização de adultos e idosos”. A iniciativa envolve a oferta diária dos imunizantes à população no espaço de circulação do transporte urbano público coletivo municipal. Por mês, cerca de 50 mil pessoas circulam pelo local, segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que é uma parceira da iniciativa.
A iniciativa de Campina Grande já havia sido premiada na mostra estadual “Paraíba Aqui tem SUS”. O trabalho envolve inúmeros profissionais, mas é assinado pela coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna; pelo assessor de comunicação Rafael Melo; pelos técnicos da imunização Jhonatan Mickael Silva, Vera Lúcia de Sousa e Carla Suênia Guimarães.
Em 2023, a cidade também foi premiada na I Oficina Nacional ImunizaSUS com a iniciativa da “Busca Ativa Vacinal (BAV)”, realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidades para a Primeira Infância (Unicef).
Graças às ações e estratégias de políticas de imunização, Campina Grande tem retomado o caminho das altas coberturas vacinais. Observa-se que, em geral, houve um aumento na cobertura vacinal na maioria das vacinas, como a BCG, que passou de 82,52% para 86,31%, e a DTP para menores de 1 ano, que cresceu de 67,32% para 91,35%, representando um aumento significativo de 24,03%. Algumas vacinas, como a Meningo C para menores de 1 ano, ultrapassaram a marca de 100% de cobertura, evidenciando um avanço expressivo no alcance vacinal.
Prefeitura Municipal de Campina Grande – Portal Online