O professor Juracy Lucena, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), afirmou nesta terça-feira, 20, durante entrevista ao Jornal do Meio-Dia da Campina FM, que a instituição vive uma crise financeira profunda por conta, sobretudo, da redução nas suas receitas.
De acordo com ele, “a UEPB hoje tem uma dívida de folha de pagamento, ou seja, salários, de 75 milhões de reais”. “Como uma instituição pública, que tem a Lei de Responsabilidade Fiscal, pode dever salários?”, questiona.
Segundo Juracy, o problema é que a universidade hoje recebe o equivalente a menos de 3% da receita ordinária do Estado e, conforme o professor, a reitoria da instituição “não cobra do governo”.
Juracy afirma que faltam recursos para ações básicas, como manutenção, seguros dos veículos e apoio aos estudantes. Além disso, ainda segundo ele, faltam professores.
Em sua entrevista, Juracy Lucena, que foi indicado para participação na emissora por um grupo de professores, fez outras críticas à atual reitoria e a gestões passadas da instituição.
O Jornal do Meio-Dia disponibilizou o espaço para participação da reitora Célia Regina nesta quarta.
Hora Agora