O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba nesta semana multou vários municípios, foram 43 ao todo por atraso na entrega de vários documentos, passando a pecha de incompetência ou relapsos aos gestores e suas equipes técnicas. Não é de hoje que as reclamações políticas sobre o Tribunal acontecem, mas agora as reclamações são generalizadas por técnicos que não estão preocupados com a ingerência política. Em contramão ao que disse o presidente do TCE que já arrecadou mais de 500.000,00 em muitas e esse recurso é investido na melhoria da tecnologia do tce
O que a imprensa em sua imensa maioria não sabe é que a insatisfação dos profissionais de contabilidade com o TCE-PB é geral, são inúmeras reclamações e mal estar nos grupos de internet aonde estes profissionais trocam informações e usam para se queixarem.
“O sistema do TCE que agora multou 43 cidades, agora faz com que eu esteja há mais de 24 horas tentando enviar as informações pra fechar o balancete e o site não suporta, no grupo é uma reclamação só, vários prints e relatos, mas ninguém autorizou eu passar os prints mesmo cobrindo os nomes, pois temem retaliações por parte do tribunal “, afirmou um contador que pediu para ser mantido no anonimato.
De acordo com um grupo de contadores, o TCE dificulta ao máximo o trabalho para depois passar recibo de eficiência, mas não tem tido nenhuma preocupação em ajudar aos profissionais, ainda segundo esse grupo, a busca por solução é o que esperam do Tribunal para tentar criar um ambiente que possibilite a expansão no tempo e na qualidade do serviço.
“O pior é que o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) não sabe cobrar do TCE uma solução para as constantes situações apresentadas pelo Sistema do Sagres e que termina atrapalhando o trabalho dos responsáveis, colocando em risco a gestão e a vida pública dos gestores”, concluiu um contador