Economia

Sistema FIEPB participará do NEon com palestras e exposição de tecnologias



A partir desta quinta-feira, 06/07, o SESI, o SENAI e o IEL colaborarão com a programação do NEON, o maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste, promovido pelo Sebrae.

Durante a programação a equipe da gerência Executiva de Saúde e Segurança da Indústria do SESI PB, vai apresentar o Sistema de Avaliação da Saúde e Segurança em trabalhadores da Indústria – ASSTI, que possui uma metodologia robusta visando gerar maior eficiência na gestão das ações que impactam o que mais importa: a saúde e a segurança dos seus trabalhadores.  E o INFOSESI, um Test Board, das soluções em Gestão de Saúde e Segurança oferecidas pela instituição.

No dia 07/06, às 16h, a especialista em Desenvolvimento Industrial, do SESI Nacional, Geórgia Antony Gomes de Matos vai ministrar palestra sobre o tema “TIC como estratégia de humanização da segurança e saúde integral do trabalhador”. E no mesmo dia, às 11h, o SENAI Nacional será representado pelo Roberto de Medeiros, Superintendente de Inovação e Tecnologia que na oportunidade estará ministrando a palestra ” “Smart Factory e Hubs de Inovação – Criando Startups, Conexões e Negócios B2B”.

O SENAI durante os dois dias do evento apresentará as soluções em Tecnologia e Inovação, dentre elas, o Programa de Pré-Aceleração e Incubação de Startup – HUBPB, que colabora para o fortalecimento da visão empreendedora, potencial de mercado, ideação e validação de projetos, estruturação de modelo de negócio e estratégias de mercado das startups.

Na ocasião será apresentada ainda a planta Smart Factory demonstrando as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e a Planta Piloto de Destilação Contínua (microdestilaria), que simula a operação de uma planta industrial de fabricação de etanol.
Em parceria com a CAGEPA, a Faculdade SENAI da PB estará presente no Neon, expondo a Bancada de instrumentação que é utilizada para habilitar profissionais para implantar, manter e elaborar arquitetura de sistemas de instrumentação.

E ainda o projeto Sistema de Segurança para trânsito de pessoas em ambiente industrial que consiste no uso de câmeras utilizando inteligência artificial para detecção de pessoas e controle (bloqueio) do trânsito de colaboradores em locais de risco, onde máquinas transportadoras estão operando.

Será apresentado também pela instituição, o projeto de monitoração de piscinas via IOT, onde comporta um dispositivo para o monitoramento e gestão da qualidade de águas de piscina utilizando sensores inteligentes e tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para coletar dados em tempo real de parâmetros como pH, turbidez, níveis de oxigênio dissolvido e presença de poluentes.

Já o Instituto Euvaldo Lodi – IEL, vai divulgar o portfólio da instituição, dando a oportunidade dos estudantes conhecerem o Programa de Estágio, o Jovem Aprendiz, Inova Talentos e o programa de Capacitação Empresarial.

Informações sobre a programação do NEon podem ser acessadas no site: https://nordesteon.com/programacao.html

FIEPB