Os jogos decisivos da 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, disputados neste domingo à noite, definiram os últimos clubes que sobem à elite nacional. O Santos, que havia sido campeão antecipadamente, terá a companhia de Mirassol, Ceará e Sport na Série A 2025.
O Santos retorna à Série A um ano depois de seu primeiro rebaixamento. O Mirassol disputará a elite do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. O Sport volta à elite depois de três anos — caiu em 2021 —, e o Ceará conquistou o acesso depois dois anos na Série B.
Dos quatro que lutavam pelas três vagas restantes do acesso, quem se deu mal foi o Novorizontino, que perdeu do Goiás por 1 a 0, na Serrinha. O time paulista entrou na rodada no terceiro lugar, mas acabou ultrapassado pelo Sport e Ceará e finaliza a Série B na quinta colocação – pelo segundo ano seguido, bate na trave para subir.
O Leão pernambucano era a única equipe que precisava vencer e depender de outros resultados. E, na Ilha do Retiro, o Sport venceu o Santos por 2a 1 com show de Lucas Lima. A derrota no Novorizontino consolidou o acesso, e o Rubro-negro retorna à elite nacional após três anos na segunda divisão.
Guarani 0 x 0 Ceará | Melhores momentos | 38ª rodada | Série B 2024
O revés do time paulista também ajudou o Ceará, que não conseguiu vencer o Guarani em Campinas. O lanterna e já rebaixado Bugre segurou o time cearense, com empate por 0 a 0, em jogo que teve um gol anulado por impedimento. No fim das contas, o Alvinegro comemorou o retorno à elite.
O Mirassol também dependia apenas dos próprios esforços e venceu a Chapecoense por 1 a 0, em casa. Com o resultado, o time do interior paulista finaliza a Série B em segundo lugar e conquista acesso inédito.
Goiás 1 x 0 Novorizontino | Melhores momentos | 38ª rodada | Série B 2024
Rebaixados
Os quatro rebaixamentos à Série C já haviam sido definidos por antecedência. Ponte Preta, Ituano, Brusque e o lanterna Guarani caíram para a Terceira Divisão.
O rebaixamento triplo de times paulistas na Série B é algo inédito. Pela primeira vez três clubes do mesmo estado caem juntos, em qualquer uma das três primeiras divisões nacionais, na era dos pontos corridos.