Economia

Representantes da Cadeia produtiva da Mandiocultura se reúnem na FIEPB

Uma reunião na manhã desta quarta-feira, 06, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB, em Campina Grande contou com a participação de representantes da Cadeia Produtiva da Mandioca na Paraíba, como integrantes do Arranjo Produtivo Local – APL da Mandiocultura, do SENAR/FAEPA, EMPAER, UFPB, BNB, e do Governo da Paraíba, através  do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Planes-PB), e do Secretário Executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar de Sousa Duda.

Durante o encontro, eles foram recebidos pelos gerentes Executivos de Tecnologia e Inovação do SENAI, Wagner Porto, e de Educação, Daniela Almeida, e solicitaram apoio da FIEP, para a instalação de indústrias de processamento e beneficiamento da mandioca, para que haja a ampliação na produção de goma, farinha e da fécula de mandioca, produtos que são comprados de estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte, e até do Paraná.

Segundo Severino Nascimento, que é articulador institucional do Arranjo Produtivo Local, da Mandiocultura na Paraíba. O estado aumentou a produção de mandioca, investindo no melhoramento genético, a maior parte da produção se concentra nos municípios de Mari e Pedras de Fogo, mas quase toda a mandioca cultivada na Paraíba é vendida para fora, já que poucas indústrias fazem o beneficiamento da raiz, aqui no estado.

A reunião foi acompanhada também através de videoconferência por, Tiago Araújo que é responsável pela Secretaria Nacional de Políticas e Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. Ele informou que a expansão e fortalecimento da mandiocultura na Paraíba, vai contribuir com a política de Descarbonização, uma temática tratada atualmente em todo o mundo, e que esse processo contará com o apoio do Ministério.

FIEP PB



Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support