Economia

Promovidos pelo SESI, Jogos das Indústrias celebram o esporte e a saúde em Campina Grande

Promovidos pelo SESI, Jogos das Indústrias celebram o esporte e a saúde em Campina Grande


Um domingo de celebração, dedicado ao esporte, lazer e ao estímulo à saúde dos trabalhadores da indústria paraibana. Assim foi a grande final da 31ª edição dos Jogos das Indústrias, tradicional competição promovida pelo SESI Paraíba, que reuniu cerca de 200 participantes em Campina Grande. O evento contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira.

Divididos em 12 equipes, os participantes dos Jogos das Indústrias disputaram três modalidades: futsal, futebol de sete aberto e futebol de sete para colaboradores acima de 35 anos. Essas equipes representaram empresas dos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Rio Tinto, Patos e Sousa.

Ao participar do evento, realizado na unidade do SESI Distrito Industrial, o presidente da FIEPB, Cassiano Pereira, enfatizou a importância das ações que estimulam a saúde, o bem-estar e a prática esportiva entre os colaboradores da indústria paraibana.

“Incentivar a saúde e o bem-estar dos colaboradores da indústria é uma das missões do SESI, especialmente através da prática do esporte. Apenas neste evento cerca de 200 industriários participaram, simbolizando todo o trabalho que realizamos ao longo do ano, cumprindo com a nossa missão de estimular à saúde e o esporte entre os trabalhadores da indústria paraibana. É para isso que o SESI existe, para desenvolver políticas que contribuam para o bem-estar do trabalhador, e em 2025 vamos atuar ainda mais nessa direção”, explicou o presidente da FIEPB.

Por sua vez, o presidente do Sindicato da Indústria Gráfica do Estado da Paraíba (SindGráfica/PB), Marcone Rocha, reforçou que o compromisso com o bem-estar do trabalhador da indústria é um dos pilares da reconhecida e elogiada atuação do SESI no estado.

“Esse sempre foi o propósito do SESI, que está sendo dinamizado ainda mais pela atual diretoria, através do presidente Cassiano Pereira. Tenho certeza de que em 2025 nós vamos aumentar ainda mais o número de indústrias participantes, pois essa é uma ação muito importante, considerando que a missão do SESI é promover a saúde do trabalhador”, afirmou Marcone Rocha.

Incentivo ao esporte e cuidado com a saúde 

De acordo com o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Kléber Barbosa, ações como os Jogos das Indústrias apresentam um olhar integral para a saúde do colaborador, considerando não só a prática da atividade física, como também a integração entre os participantes e o relacionamento no ambiente de trabalho.

“Os jogos têm essa conotação, de entender que a saúde do trabalhador é importante para o seu ambiente de trabalho e para o seu ambiente familiar. Então, ao promover atividade física e bem-estar nós estamos promovendo também maior produtividade desse trabalhador, beneficiando sua família e seu ambiente de trabalho”, explicou o gerente, ao destacar que, em sua primeira fase, nas etapas municipais, os jogos contaram com a participação de 100 empresas e mil trabalhadores.

Localizada em Campina Grande, a indústria Tess encerrou a competição com um duplo motivo para comemorar: as equipes foram as campeãs das duas categorias do futebol de sete, levando para casa não só os troféus e a vitória, como também valiosas lições sobre espírito de equipe e qualidade de vida.

“O benefício de participar de uma competição como essa é gigante para nós, que passamos a nossa rotina trabalhando com máquinas pesadas. É muito gratificante participar de um evento como esse, promovido pelo SESI”, afirmou Jaime Jesus, um dos representantes da empresa.

Já na categoria de futsal, o primeiro lugar ficou a empresa Carreiro, localizada no município de Patos. De acordo com um dos membros da equipe, Sueldo Amorim, ao levar o troféu para o sertão paraibano os participantes, entre eles jovens aprendizes, também carregam boas recordações da competição.

“O campeonato é bem importante para o funcionário, especialmente para a nossa saúde. Além disso, os jogos também são uma confraternização para todos nós, trabalhadores”, comentou Sueldo Amorim.

FIEPB