O Procon de Campina Grande vai intensificar o trabalho de fiscalização no mercado de combustíveis, no município, a partir da utilização de drone, ainda neste semestre de 2024. A informação foi repassada pelo coordenador do órgão, Waldeny Santana, nesta quinta-feira, 15. Segundo ele, a aquisição do equipamento é fruto de um acordo de cooperação técnica, firmada com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no último mês de julho.
De acordo com a cláusula primeira do Acordo de Cooperação Técnica e Operacional entre o Procon-CG e ANP (Nº48610.208871/2024-01), em seu inciso II, está previsto a aquisição e utilização de drone no combate às irregularidades no mercado de combustíveis. Esse equipamento – que foi adquirido com recusos próprios no valor total de R$ 18.900 mil – será utilizado nas atividades de georreferenciamento (registro da localização geográfica de agentes econômicos), com os objetivos de contextualização espacial e atualização do cadastro de empresas que atuam em Campina Grande.
A partir da utilização do drone, o Procon Municipal vai poder intensificar o trabalho do setor de Fiscalização, por exemplo, agilizando a coleta de dados dos postos de abastecimento durante o processo de fiscalização e monitoramento da venda de combustíveis.
O equipamento vai auxiliar na gestão de ações de fiscalização; promover a economia de recursos públicos; subsidiar ações de defesa da concorrência; e subsidiar a gestão de programas de monitoramento de qualidade de combustíveis e similares de forma eficiente e eficaz.
A programação, segundo Waldeny Santana, é a de que a equipe de Fiscalização do órgão receba as instruções de uso do equipamento e coloque em operação nas ruas até o início do próximo mês de outubro. “Com essa nova aquisição, o Procon Municipal vai poder, sobretudo, reforçar a segurança do consumidor durante o processo de abastecimento do seu veículo em Campina Grande”, finalizou o coordenador do Procon Municipal.