A Prefeitura de Campina Grande, através das secretarias de Educação (Seduc) e Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com o Instituto Alpargatas, realizou nesta quinta-feira, 8 de agosto, o I Festival de Rugby Educacional da Paraíba. O evento aconteceu na Vila Olímpica Plínio Lemos, no bairro de José Pinheiro, e foi o primeiro do Nordeste.
O Festival contou com a participação de 290 estudantes de 27 escolas municipais de Campina Grande e cinco de João Pessoa.
Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o evento destaca mais uma marca pioneira de Campina Grande.
“Nossa cidade tem, de fato, diferenciais. Fazemos o Maior São João do Mundo; temos hoje também o projeto em parceria com o Instituto Alpargatas, Capoeira nas Escolas, sendo a única cidade do Brasil que conta com a capoeira em todas as escolas da Rede Pública Municipal de Educação e a gente está sediando com muita alegria, o I Festival de Rugby do Nordeste. E iniciar por aqui é simbólico. Isso só é possível graças ao compromisso com os nossos estudantes, que são a causa da nossa esperança”, disse.
O diretor do Instituto Alpargtas, Berivaldo Araújo, destacou a importância da parceria com o município de Campina Grande.
“A Secretaria de Educação incluiu isso (o rugby) no currículo escolar para que a gente pudesse realizar o rugby educacional. Então a gente colocou dentro das aulas de educação física e com a aceitação dos professores, a gente pôde ver esse momento acontecer hoje. O rugby é uma modalidade com importantes valores, que é para a gente levar para a vida e para a gente transformar o mundo, porque é isso que a gente quer: cumprir a Agenda 2030 e fazer o mundo melhor”.
A CEO da Confederação Brasileira de Rugby, Mariana Miné, prestigiou o evento e ressaltou os valores do esporte na formação cidadã dos estudantes.
“É um prazer saber que a gente tem 320 jovens aqui, sementes, sendo plantadas. Aos professores, eu queria dizer que o rugby é uma ferramenta incrível e muito bonita para formação de cidadãos através dos valores do esporte. O rugby é um esporte de força física, de contato, mas acima de tudo o rugby é uma ferramenta de formação de cidadãos. Todos os educadores do rugby procuram começar uma atividade com uma prática e sempre a terminar com a discussão sobre os valores : disciplina, respeito, paixão, integridade, solidariedade”, destacou.
A coordenadora de Esportes da Rede, Kaliuma Soares, comemorou a inserção do rugby na programação de jogos que vem acontecendo na Rede.
“A proposta do rugby educacional é que nós estejamos num festival, onde as equipes estejam participando pelo prazer, e não simplesmente pela questão do ganhar, do vencer. Todos aqui estão imbuídos nesse sentimento olímpico, que é a satisfação de estar participando em equipe de um esporte coletivo”, afirmou.
O I Festival de Rugby Educacional da Paraíba fez parte da programação da XV edição dos Jogos Internos da Rede Municipal de Ensino (Jirmes).
Programação XV Jirmes
Atletismo
Sábado, 10 de agosto às 7h
Local: Vila Olímpica Plínio Lemos
Futsal 16
Sexta, 16 de agosto às 7h30
Local: Ginásio Joselito Lucena (Presidente Médici)
Futsal sub-10 a sub-13
Sábado, 17 de agosto às 7h30
Local: Ginásio Joselito Lucena (Presidente Médici)
Karatê
Domingo, 18 de agosto às 7h30
Local: Vila Olímpica Plínio Lemos
Baseada feminino
Domingo, 18 de agosto às 8h
Local: Parque da Liberdade
Cerimônia de Premiação
Sexta-feira, 30 de agosto às 9h
Local: Anexo da Seduc