Cidades

Prefeitura de Campina Grande fortalece o compromisso com a população em situação de rua durante o mês de junho



A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem fortalecido o compromisso com a população em situação de rua e vulnerabilidade e reforçou este cuidado durante o mês de junho, período em que a cidade realiza O Maior São João do Mundo.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), situado na rua Deputado José Tavares, 278 – Feira Central, realizou o cadastro de 49 novas pessoas durante o mês de junho, oriundas dos Estados de Alagoas, Bahia, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e atendeu a quase 400 pessoas, no último mês, fornecendo café da manhã e jantar, de segunda a sexta-feira; e as três refeições, nos finais de semana. Além disso, os usuários atendidos pela unidade também têm acesso a banheiro, kit de higiene e limpeza e roupas novas.

Com o horário de funcionamento de 8h às 18h, a programação do Centro Pop incluiu atividades lúdicas juninas durante o período d’O Maior São João do Mundo, realizando momentos como a exibição de filmes, rodas de conversa e lanches típicos, incentivando momentos de integração e lazer entre a população atendida pela unidade.

“Durante o período junino, os usuários do Centro Pop participaram de cafés juninos, que foram momentos de cultura e lazer, quando puderam participar das festas juninas, confraternizando e celebrando esse momento do ano com comidas típicas e brincadeiras”, comentou a diretora da Proteção Social Especial, Ana Cleide Rotondano.

O público atendido pelo Centro Pop, também participa de oficinas e momentos de incentivo à arte e cultura, como as ‘Quintas Com Poesia’, que reúnem momentos de leitura e escrita entre usuários. “Além dos cadastros novos, com pessoas de vários Estados, temos realizado atividades juninas, voltadas para a nossa cultura, com filmes e músicas, pipoca e outros momentos especiais para os nossos usuários. Temos também distribuição de refeições, momentos de higienização e encaminhamentos para a rede socioassistencial e para a saúde”, pontuou Mônica Loureiro, coordenadora do Centro Pop.

Prefeitura Municipal de Campina Grande – Portal Online