A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência de Iluminação Pública (Geil) da Secretaria de Obras (Secob), está em ritmo acelerado para a realização do tradicional Natal Iluminado, um dos eventos mais aguardados do ano, que promete transformar a cidade em um espetáculo de luzes e decoração natalina. Com um investimento de R$ 2,520 milhões em luzes natalinas, a iniciativa envolve um grande esforço de logística para entregar um evento espetacular à população.
O acender simbólico das luzes está marcado para o dia 27 de novembro, quando será inaugurada oficialmente a decoração natalina. Atualmente, 35% dos serviços de instalação já foram concluídos, e cerca de 50 profissionais, divididos em 11 equipes, trabalham dia e noite para garantir a entrega do projeto no prazo.
As instalações abrangem pontos icônicos da cidade, como a Praça Raimundo Asfora, a Praça José Américo, o Parque da Criança, a Avenida Brasília, o Açude Velho, o Parque do Povo e o Parque Evaldo Cruz.
Árvores natalinas
Um dos maiores atrativos do Natal Iluminado será a instalação de árvores cônicas iluminadas, que prometem encantar os visitantes. O grande destaque é a árvore de 45 metros que será montada no obelisco do Parque Evaldo Cruz. Além disso, duas árvores de 15 metros serão instaladas: uma no Açude Velho, na Praça Vergniaud Wanderley – em frente ao Instituto São Vicente de Paulo – e outra no Mirante do Parque do Povo, onde ficava localizada a fogueira durante o Maior São João do Mundo em 2024.
A decoração contará também com uma Vila Gourmet no Parque do Povo, que terá um teto iluminado, criando um ambiente especial para convivência e lazer. Complementando o cenário, adornos de chão espalhados pelos principais pontos da cidade também serão instalados para melhorar ainda mais a experiência natalina.
Atos de vandalismo
Apesar de todo o esforço, o projeto do Natal Iluminado enfrenta desafios devido a atos de vandalismo. Até o momento, foram furtados mais de dois mil metros de piscas-piscas, além de materiais como mangueiras de luz e outros elementos decorativos. As áreas mais afetadas incluem a Avenida Brasília, a Praça Raimundo Asfora, a Praça José Américo, e o entorno do Açude Velho, além de pontos entre o Calçadão do Bem e o Parque da Criança.
“Isso faz atrasar o projeto, faz aumentar os custos, o prejuízo é sem tamanho. Houve furtos também nas árvores da lateral do Calçadão do Bem, como também as mangueiras que estavam sendo instaladas em torno do Açude Velho, na parte interna”, explicou Renan Loureiro, gerente de Iluminação Pública de Campina Grande.
A Prefeitura reforça o pedido de conscientização e colaboração da comunidade para preservar as instalações, garantindo que todos possam desfrutar de um Natal iuminado e seguro. A população também pode ajudar nas denúncias sobre qualquer ato de depredação contra o patrimônio público. O cidadão deve ligar para a Guarda Civil Municipal de Campina Grande, através do número 153, ou para a Polícia Militar, pelo número 190.
Codecom