DestaquesParaíba

Pleno do TJPB aprova mais sete vagas para desembargador na Paraíba

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovou, nesta quarta-feira (24), a criação de mais sete vagas para desembargador, contemplando duas para o Quinto Constitucional, uma destinada a Advocacia e outra para membro do Ministério Público Estadual (MPPB).

Com a mudança, o TJPB altera a composição de 19 para 26 desembargadores após quase 30 anos. O projeto será remetido à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para apreciação e, após aprovação do Legislativo e sanção do Executivo, as vagas serão efetivamente criadas.

Com a vaga aberta pelo Tribunal de Justiça, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), Defesonsoria Pública do Estado (DPE) e Ministério Público da Paraíba devem fazer uma consulta pública interna para eleição dos membros que comporão à lista a ser encaminhada ao TJPB.

Além dos 7 desembargadores, o Pleno autorizou ainda a criação de 14 vagas para cargos de assessor de gabinete e outras 35 para cargos de assistente jurídico.

O que diz a OAB-PB

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, comemorou a decisão e destacou a luta da Ordem para que uma das vagas fossem destinadas a advocacia. “A nossa luta foi para a garantia do espaço da Advocacia, desde quando o projeto apontava para quatro vagas e apontava a vaga do Quinto Constitucional para o MP, o que levou a uma grande articulação para amoldar os espaços e garantir a vaga da advocacia. É o sentimento de que a luta valeu a pena”, disse.

Portal Paraíba



Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support