Política

PL diz que vai recorrer de absolvição de Sergio Moro até segunda-feira (22)

CNN BRASIL

Os advogados do Partido Liberal (PL), de Jair Bolsonaro, disseram à CNN que irão recorrer até segunda-feira (22) da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que absolveu o senador Sergio Moro (União-PR) das acusações de abuso de poder econômico, caixa dois e abuso nos meios de comunicação nas eleições de 2022.

O corpo jurídico ainda avalia se apresentará primeiro embargos de declaração ao TRE-PR ou recurso diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os embargos de declaração têm o objetivo de esclarecer contradições ou omissões da decisão do tribunal. Em regra, este recurso não tem o poder de alterar a decisão e serve apenas para sanar os pontos que não ficaram claros ou que não foram abordados.

O acórdão da decisão foi publicado nesta quinta-feira (18), o que autoriza a apresentação de recursos à decisão do TRE-PR.

Nem o PL, nem o Partido dos Trabalhadores (PT) veem chances para uma mudança de posição na Corte Eleitoral do Paraná, já que o placar foi de 5 a 2 pela absolvição.

No TSE, a expectativa é diferente. Há hoje uma tendência pela cassação de Moro e a expectativa dos advogados do PL e do PT é a de que o julgamento ocorra até agosto. E que uma eleição suplementar seja promovida em novembro.

Nos bastidores, Moro chegou a reclamar com líderes nacionais do PL. Isso porque aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro defenderam que o PL não recorresse.

Valdemar, no entanto, manteve a decisão, já que o ex-deputado federal Paulo Martins (PL-PR) é considerado favorito para o posto.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support