Política

Pesquisa inédita em 7 capitais mostra Bolsonaro mais influente do que Lula na eleição; VEJA NÚMEROS



A influência de Jair Bolsonaro nas eleições municipais de 2024 é mais significativa do que a de Lula em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Vitória, conforme aponta uma pesquisa inédita realizada pela empresa 100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência e a Apex Partners. Em São Paulo, no entanto, é Lula quem exerce maior influência sobre o eleitorado.

O estudo foi conduzido nas capitais Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória.

Segundo informações do Metrópoles, os resultados revelam que, individualmente, Lula supera Bolsonaro apenas em São Paulo, e ainda assim, os números estão próximos, dentro da margem de erro de 3,1 pontos percentuais. O apoio de Lula influencia 17,9% dos eleitores paulistanos, enquanto Bolsonaro influencia 16,9%.

Em São Paulo, Lula apoia o deputado federal Guilherme Boulos, do PSol, que terá a petista Marta Suplicy como vice, enquanto Bolsonaro declarou apoio ao atual prefeito, Ricardo Nunes, do MDB.

A maior diferença numérica foi observada em Goiânia, onde 28% dos eleitores afirmam que votariam com certeza no candidato de Bolsonaro, contra 13,4% que prefeririam o candidato apoiado por Lula.

Bolsonaro também se destaca com vantagem significativa sobre Lula, acima da margem de erro, em Florianópolis (23,4% a 11,3%), Rio de Janeiro (23,8% a 15,2%), Curitiba (20,8% a 11,9%) e Belo Horizonte (20,8% a 12,8%).

Em Porto Alegre (17,6% a 11,3%) e Vitória (17,9% a 15,2%), a maioria dos entrevistados preferem um candidato indicado por Bolsonaro, mas, considerando as margens de erro de 3,5 pontos percentuais em Porto Alegre e 4 pontos percentuais em Vitória, há possibilidade de Lula ultrapassar Bolsonaro nessas cidades.

Terra Brasil Notícias