Nesta quinta-feira (21), os representantes da Prefeitura de Montadas participaram da cerimônia de entrega pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para os 88 municípios paraibanos que foram certificadas com o Selo UNICEF Edição 2021-2024, dentre elas, pela segunda vez, Montadas, por garantir direitos de crianças e adolescentes. O Selo avalia municípios que fortaleceram políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram mais atenção a ações integradas de saúde, educação, proteção e assistência social das gestões municipais e estaduais para alcançar resultados.
O recebimento do certificado reforça o compromisso que houve entre as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde da gestão municipal, sob o comando do prefeito Jonas de Souza e do então secretário de Assistência Social e articulador do Selo Marcelo Viera, em trabalhar para garantir o desenvolvimento das crianças e adolescentes, tais como a diminuição da taxa de abandono escolar, através da busca ativa efetiva, e o aumento na cobertura vacinal de crianças, dentre outras ações nas áreas.
O Selo Unicef foi criado no Ceará, em 1999. Nos anos seguintes, foi expandido para o Semiárido e, em 2009, passou a integrar também a Amazônia Legal brasileira. Cada ciclo dura quatro anos, coincidindo com a gestão das prefeituras. No processo de certificação, o Fundo lança diretrizes e propõe ações concretas, além de acompanhar o município e apoiar na qualificação das políticas públicas.
Representando o municipio de Montadas, os Secretários de Saúde, Joseilton Paulo de Souza, e a secretária executiva Thatiana Freire, a secretária de Educação Neuracir de Souza e a Professora Helânia Veríssimo, a secretária de Assistencial Social, Karyna Ramalho que foram coordenados pela primeira dama do municipio, Kátia Ramalho, visto que o prefeito Jonas de Souza está em Brasilia. A cerimônia contou com a presença de representantes da Unicef, do governador da Paraíba, João Azevedo, além de prefeitos, secretários municipais, articuladores do Selo UNICEF e, claro, crianças e adolescentes que são o centro das políticas públicas promovidas e aconteceu na Capital paraibana, João Pessoa.
Para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
Todas essas cidades participam do Selo UNICEF, uma iniciativa do UNICEF destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do País para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Após quatro anos de muito trabalho, essas 923 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.