Esportes

Mayara Rocha representa a Paraíba e o Brasil neste domingo no Campeonato Mundial de Powerlifting Clássico, na Lituânia



A atleta paraibana Mayara Rocha vai representar a Paraíba e o Brasil neste domingo (16) na Lituânia, no World Classic Open Powerlifting Championship (Campeonato Mundial de Powerlifting Clássico). A competição será realizada na cidade de Druskininkai, para onde Mayara viajou no início da semana, ao lado do seu treinador, Yamande Almeida.

Ao todo são 217 homens e 164 mulheres (mais 49 reservas) que foram classificados para o Mundial, que promete ser uma competição incrível, pela representatividade dos países participantes e pela qualidade dos atletas, considerados os melhores do mundo em suas categorias. A delegação brasileira é composta de nove atletas, sendo cinco homens e quatro mulheres.

Transmissão ao vivo

Cada sessão será transmitida ao vivo e gratuitamente no The Olympic Channel, o canal dos Jogos Olímpicos no YouTube. Duas sessões do horário nobre serão transmitidas ao vivo e na íntegra pela Eurosport, e os destaques de todo o evento serão transmitidos pela Eurosport e CBS Sports. Mayara inicia a disputa às 5h da manhã deste domingo, no horário de Brasília.

Segundo a organização do campeonato, a expectativa é de que apareçam algumas caras novas, campeões que regressam e lendas estabelecidas para lutar por recordes mundiais, títulos mundiais e convites para os World Games e Sheffield em 2025.

No ano passado, 367 dos melhores levantadores de peso do mundo competiram em Malta, quebrando 25 recordes mundiais e espera-se que ainda mais recordes caiam este ano.

Em 2023 Mayara Rocha teve uma melhora substancial em sua performance, em relação à competição do ano anterior, e terminou o campeonato entre as 11 melhores atletas do mundo. Atual bicampeã brasileira de Powerlifting Equipado, no campeonato deste ano Mayara, além de sagrar-se campeã na sua categoria, ainda quebrou todos os recordes da competição, realizada em Santa Catarina.

Para a competição na Lituânia Mayara conta com patrocínio do PixBet e o apoio de empresas parceiras, como Laboremus, Cf Brabo, Roval Campina Grande, Redepharma Naturais, Recovery, além da Prefeitura de Campina Grande.

Quem é Mayara Rocha

Mayara Rocha Soares tem 31 anos, é natural de Campina Grande, membro da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso Olímpico – LPO (2018); tetracampeã paraibana; vice-campeã brasileira; membro da delegação da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso que disputou o Panamericano em Santo Domingo, na República Dominicana; Medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Olímpico; 3ª colocada no Mundial Crossfit Liftoff; 4ª colocada no Campeonato Brasileiro de LPO 2021, medalhas de ouro e de prata no Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2021, tetramedalhista no Sul Americano de Powerlifting 2021 (duas medalhas de prata e duas de bronze), Campeã Brasileira de Powerlifting Clássico 2022, Campeã Brasileira de Powerlifting Equipado 2022, Campeã e título de melhor atleta do Arnold Classic South América 2022; detentora de três recordes nacionais no Powerlifting Equipado 2022 e 5º melhor Agachamento do Mundo, no Campeonato Mundial de Powerlifting 2022, disputado em Sun City, na África do Sul; Campeã Sul-Americana no Agachamento (Modalidade Powerlifting Raw) e Vice-Campeã Sul-Americana no Powerlifting Equipado; recordista brasileira no Squat/Agachamento e Vice-Campeã Brasileira de Powerlifting Clássico 2023; e Campeã Brasileira de Powerlifting Equipado 2024, quebrando todos os recordes que estavam em disputa na sua categoria: Agachamento, Supino e Terra Total.