O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está “neurologicamente perfeito, está ótimo e conversando” após ter sido submetido, na manhã desta quinta-feira (12/12), a um procedimento cirúrgico para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana. A informação foi confirmada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, durante coletiva de imprensa nesta quinta.
O cardiologista afirmou que não há nenhuma sequela. Apesar da recomendação que Lula não trabalhe enquanto está no hospital, o presidente está bem e apto a exercer qualquer tipo de trabalho, com capacidade total, acrescentou o médico.
O procedimento, realizado no hospital Sírio-Libanês em São Paulo começou por volta de 7h25, durou cerca de uma hora e aconteceu sem intercorrências. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, após a cirurgia, Lula já havia acordado e estava conversando.
Além de Kalil Filho, participaram da coletiva de imprensa os médicos Ana Helena Germoglio, Rogério Tuma, Marcos Stavale e José Guilherme Caldas, no hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo.
O presidente sentiu dores de cabeça na noite de segunda e esteve na unidade do hospital em Brasília para realizar exame de imagem. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente da queda que sofreu em casa. Ele, então, foi transferido para São Paulo.