Política

Lira defende que sessão para analisar vetos aconteça nesta quarta-feira (24)

CNN BRASIL

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que aconteça, ainda nesta quarta-feira (24), a sessão conjunta do Congresso para analisar os vetos realizados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação a propostas aprovadas pelo Legislativo.

Lira afirmou que a Câmara está “pronta” para votar os vetos aplicados por Lula, mas deve aguardar uma posição final do presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Eu penso que já houve tempo suficiente para que bancadas maturem sobre os vetos, e se teve a oportunidade também de discutir o governo e os partidos com relação ao mérito dos vetos. Se determinados assuntos não mudaram ou não mudarão, é melhor que nós resolvamos logo

Arthur Lira

Lira realizou uma reunião com os líderes partidários para discutir sobre a análise dos vetos. O presidente da Câmara disse que não chegou nenhuma informação sobre o adiamento da sessão conjunta.

“Na minha opinião, é muito ruim que [a sessão] não aconteça. Só vamos diminuir o tempo que o governo possa se organizar em relação às pautas que virão”, completou Lira. “A minha preocupação é que, por falta de iniciativa de reuniões e tentativas de acordos, essas matérias não sejam encaminhadas, os vetos não sejam apreciados”.

Sessão dos Vetos

A primeira sessão conjunta do ano para a análise de vetos presidenciais está marcada para acontecer a partir das 19h.

No entanto, o governo está articulando para que a sessão fosse adiada. Como mostrou a CNN, desde terça-feira (23), o governo se mobiliza para adiar mais uma vez a sessão por temer derrotas em dois vetos em especial:

  • Um que poderia derrubar o veto à distribuição de R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares ao Congresso
  • e outro que derrubaria o veto ao “PL das saidinhas” – no trecho que impede o preso do regime semiaberto de visitar a família.

Para o Planalto, apesar de existirem tanto deputados quanto senadores favoráveis à derrubada dos vetos, a principal resistência no momento vem do Senado.

Vetos

A pauta de votação do Congresso inclui todos os vetos pendentes de análise. A lista contempla trechos rejeitados ainda pelo então presidente Jair Bolsonaro e vetos recentes de Lula, como ao projeto sobre saídas temporárias de presos.

No total, são 32 vetos, dos quais 28 então sobrestando a pauta. Apesar disso, nem todos os vetos devem ser analisados – a lista do que será votado ainda é negociada pelo governo.

A ideia do Planalto é acordar o maior número possível de vetos, de preferência com a manutenção deles, para encurtar a sessão e evitar desgaste.
Um dos vetos que preocupa o governo é o trecho rejeitado por Lula na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano sobre o cronograma para a execução das emendas parlamentares, individuais e de bancada, que são obrigatórias. A avaliação interna do Planalto é que a medida “engessa” o Orçamento.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support