A Secretaria de Saúde de Lagoa Seca entregou, na tarde deste sábado (4), a nova Unidade de Saúde Maria Inácia Leal. O projeto de reforma e ampliação do prédio foi concluído recentemente, ainda na gestão da ex-prefeita Dalva Lucena. A unidade é uma das mais antigas e principais referências do sistema municipal de saúde. Uma ambulância direcionada à comunidade Alvinho e um carro para a Assistência Social também foram entregues.
A solenidade esteve inserida na programação preparada para celebrar os 61 anos de emancipação político-administrativa do município de Lagoa Seca. Ao longo deste sábado várias agendas já foram cumpridas pela prefeita Michelle Ribeiro e sua comitiva.
Para que a nova unidade de saúde – que antes dispunha de 163 m2 – melhorasse o atendimento ao usuário, a prefeitura investiu aumentando o tamanho dela e garantindo novos equipamentos necessários ao trabalho do servidor. A revitalização incluiu a troca do chão, da cobertura, revestimento cerâmico nas paredes, instalação do forro de gesso no teto e de PVC (este último no auditório), pintura em toda edificação, reposição de portas e janelas, pavimentação externa com piso intertravado na calçada, bem como nova instalação do sistema hidráulico e sanitário.
Após ficar pronta, a Unidade de Saúde Inácia Leal, agora resultada em 338 m2, recebeu investimento de R$ 378 mil. São encontradas salas as quais servem de atendimento clínico – com profissionais da medicina, odontologia e enfermagem – recepção, triagem, banheiros e um grande auditório climatizado.
A prefeita Michelle Ribeiro falou sobre a necessidade de continuar investindo na saúde “Olhando como ficou esse importante equipamento público, reformado graças à sensibilidade da ex-prefeita Dalva, a gente pensa e tem vontade de aplicar recursos em outras unidades de saúde. Afinal, quando a infraestrutura vai bem, todos ganham, desde o médico até o usuário”.
Já a secretária de Saúde, Cristiane Cavalcante, lembrou das inúmeras visitas e afirmou que sua gestão vai buscar ampliar as melhorias para outros setores ligados à pasta. “Parece até um sonho, finalmente vemos o que há de mais moderno e especial. Muitas vistorias aconteceram aqui, pois queremos que a população tenha conforto e dignidade, e isso começa pela saúde”, disse.
Outras autoridades também estiveram presentes na cerimônia, que marcou a penúltima agenda da programação alusiva aos 61 anos de existência do município de Lagoa Seca. No turno da noite, acontece uma missa em ação de graças e o encerramento ficará por conta dos shows musicais do grupo Forró Bom D+, Zé Cantor e Walkyria Santos.
História e utilidade do Inácia Leal
Na década de 80, sob comando da administração do prefeito Francisco José de Oliveira Coutinho (Bola Coutinho), nascia o posto de saúde Inácia Leal. Com o avançar do tempo e já no governo do médico Edvardo Herculano de Lima, o auditório foi construído e serviu para abrigar eventos da gestão e da comunidade.
Outros pequenos reparos aconteceram, apenas para manutenção e funcionamento da unidade. No auge da propagação do novo coronavírus, em 2020, o auditório se transformou de “ala da covid”, a fim de receber os casos mais leves de pacientes atingidos pela doença. Após o fim da pandemia, o espaço foi desativado e, em seguida, aberto para reforma.
SECOM/PMLS