Brasil

Internet salto de 650% em 20 anos e atinge 85% dos lares urbanos





O acesso à internet nas residências de áreas urbanas do Brasil atingiu um patamar de 85%, após um salto de 650% nas últimas duas décadas. Nas áreas rurais, o índice é de 74%. segundo dados da pesquisa TIC Domicílios, do Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.Os dados foram divulgados nesta quinta (31), durante a 10ª edição da Semana de Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A série histórica sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação em domicílios e suas formas de uso pela população maior de 10 anos de idade retrata a transformação da conectividade no Brasil. Em 2005, apenas 13% das residências em áreas urbanas, por exemplo, tinham acesso à rede. Dados que revelam que o país passou de um a cada oito domicílios com internet para sete a cada oito domicílios conectados.

Há 20 anos, os usuários da rede representavam 24% dos habitantes de áreas urbanas. Índice que atingiu 86%, indicando um total de 141 milhões de pessoas conectadas ao ambiente digital.

“Em seus anos iniciais, a pesquisa investigava exclusivamente domicílios e usuários de áreas urbanas. Agora, a comparação foi feita com base nesse recorte”, explica o Cetic.br.

A forma de acesso também mudou: em 2008, usuários se conectavam mais via lan houses ou internet cafés e utilizando computadores. Atualmente, quase todos se conectam de seus domicílios utilizando um smartphone. (Com Agência Brasil)