Brasil

Inmet alerta para muita chuva em parte do Nordeste neste fim de semana

xr:d:DAF2IzWS3SY:119,j:192941567690476424,t:23121813


O fim de semana será com chuva no leste da Região Nordeste e também em parte do interior, especialmente o agreste e brejo.

Essa condição acontece porque o fluxo de umidade do oceano para o continente (predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul-ASAS) se intensificou.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que esse padrão chuvoso persista ao longo do sábado (15) e domingo (16). Os volumes mais significativos podem ser, pontualmente, acima de 100 milímetros e tem maior chance de ocorrer entre o litoral de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

A circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) também irá intensificar a velocidade do vento em praticamente toda a região. São previstas rajadas entre 40 km/h e 50 km/h. Em algumas áreas de maior altitude como, por exemplo, a Chapada Diamantina (BA), Serra das Confusões (PI), Chapada do Araripe e partes do Planalto da Borborema, elas podem ser acima de 60 km/h.

Essa mesma condição provocou, volumes de chuva, tanto no leste quanto até mesmo no litoral norte da Região Nordeste entre essa quinta (13) e hoje (14). Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por exemplo, o total de chuva registrado nas últimas 24 horas foi de 117 mm. Esse valor é mais que 1/3 da média climatológica para o mês: 348,8 mm. Na capital do Ceará, Fortaleza, choveu 84 mm, o que corresponde a 65% da climatológica para junho.

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modeles numéricos de previsão do tempo, o Inmet recomenda acompanhar a atualização diária das previsões de tempo, bem como os avisos meteorológicos especiais.

Blog do Max Silva