NA PONTA DOS DEDOS: Rafael Lopes e Luciano Burti comentam GPs da Holanda e da Itália
Max Verstappen abriu esta sexta-feira liderando o primeiro treino livre do GP da Itália, que já venceu nos últimos dois anos, nos minutos finais. A volta de 1m21s676 do tricampeão da RBR desbancou Charles Leclerc da posição, com Lando Norris em terceiro na disputa marcada pelas estreias do argentino Franco Colapinto, na Williams, e do pupilo da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli – este, ainda em treinos.
Dos dois estreantes, porém, Antonelli teve um dia mais agridoce: em 11 minutos, anotou a melhor volta do treino, até ser superado por Lewis Hamilton – justamente quem ele pode vir a substituir na Mercedes em 2025 – e bateu. Já Colapinto, substituto de Logan Sargeant na Williams até o fim do ano e primeiro argentino na categoria desde 2001, terminou em 17º.
A sessão começou com Antonelli anotando 1m23s955, nos pneus macios, para fazer a melhor volta. Sua tentativa foi desbancada pouco mais de cinco minutos depois por Hamilton, com 0s6 de vantagem. Mas a participação do italiano foi encerrada após 11 minutos da bandeira verde, quando ele rodou e bateu com força na barreira de pneus da curva Parabolica.
O treino recomeçou com 36 minutos restantes no cronômetro. Verstappen, Albon e Bottas anotaram provisoriamente as melhores voltas – o finlandês da Sauber chegou a desbancar Hamilton, depois de mais uma tentativa do heptacampeão da Mercedes.
A 12 minutos da bandeirada, Leclerc apareceu na ponta à frente de Norris, que ficou a 0s013 de superá-lo. Mas o ferrarista acabou superado por Verstappen nos sete minutos que restavam da sessão.
Resultado
O segundo treino livre do GP da Itália será logo mais ao meio-dia (no horário de Brasília). O ge acompanha tudo em tempo real!