Economia

Ex-aluno do SENAI relata sobre importância da WorldSkills em sua carreira profissional

Ex-aluno do SENAI relata sobre importância da WorldSkills em sua carreira profissional




O mundial de profissões técnicas vem aí para mostrar quais países tem os melhores profissionais do mundo e o Brasil está na disputa. A WorldSkills 2024 acontecerá entre os dias 10 e 15 de setembro em Lyon na França. Nosso país vai contar com representantes em 56 diferentes modalidades. São alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Todos passaram por treinamentos e seletivas regionais e nacional nos moldes da prova internacional.

Para entrar no clima de competição, o Geração SESI SENAI conversou com o ex-aluno e atualmente instrutor de Elétrica do Firjan SENAI Jacarepaguá (RJ), Gilmar Ribeiro Andrade, que já foi 1º lugar na WorldSkills Americas 2012. Gilmar citou a importância da instituição em sua carreira profissional e afirmou que ela mudou a sua mentalidade.

“Na verdade, aprendi a me tornar um profissional com base nos ensinamentos que obtive dentro do SENAI. Desde o primeiro contato com os professores, conteúdos didáticos, aulas práticas e teóricas, comecei e me desenvolver como profissional, não só na parte técnica, mas também na parte de atuação profissional, nas relações, atitudes, comportamentos e aprimoramento”, conta.

Em sua visão, o período em que participou da WordSkills foi onde mais se desenvolveu tecnicamente na área da elétrica. Durante os treinamentos, teve a oportunidade de aprender e dominar diversos equipamentos do seguimento, aprimorar técnicas, desenvolver raciocínio lógico, resolução de problemas, análise de defeitos, utilização de instrumentos e dispositivos.

FIEPB