Economia

Equipe da Escola SESI conquista dois prêmios de destaque em evento de cultura científica da USP

Equipe da Escola SESI conquista dois prêmios de destaque em evento de cultura científica da USP




Uma equipe da Escola SESI de Campina Grande conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Humanas e o prêmio Destaque da Paraíba, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A feira, que é um dos principais eventos do país, voltados para jovens cientistas, aconteceu de 25 a 28 de março, na Universidade de São Paulo (USP), reunindo 300 projetos de estudantes do ensino básico e técnico de todo o país. O objetivo dessa iniciativa é estimular a cultura científica, gerando soluções criativas e inovadoras para desafios que impactam o presente e o futuro da sociedade.

O grupo vencedor, formado pelas alunas Maria Luíza Dantas Vasconcelos e Anny Bheatriz de Lima Medeiros, com orientação da professor Mônica Larissa Aires de Macêdo, desenvolveu o “Kit Culturando: Arte e Ciência”. O projeto, que nasceu da intenção de valorizar e disseminar a cultura indígena, consiste em produzir tintas para uso artístico, a partir de pigmentos extraídos de sementes cujo uso é tradicional entre os povos originários.

De acordo com a professora orientadora, Mônica Macêdo, a ideia surgiu a partir dos desafios de implementar a Lei 11.645/2008, que exige a inclusão da história e cultura afro-brasileiras e indígenas nos currículos escolares. Após um período de pesquisas etnográficas, o projeto ganhou forma através do kit que tem a pretensão de fornecer um material didático interdisciplinar e atrativo para abordar a temática em sala de aula. “Focamos, no primeiro momento, nos aspectos indígenas, sobretudo do povo Tabajara, na região do Conde, na Paraíba, buscando formas de torná-las acessíveis e envolventes para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. A segunda parte foi caracterizada pelo desenvolvimento de um kit interdisciplinar para produção de tintas, que, posteriormente, foi validado por especialistas das áreas de biologia, história, artes e linguagens”, explicou.

Ainda segundo a professora, alcançar o reconhecimento dessa iniciativa, com a premiação na Febrace, é importante para a disseminação do conhecimento sobre os povos originários e para a valorização da identidade cultural brasileira. “É muito emocionante perceber que todo o esforço dedicado ao projeto está sendo valorizado e tem potencial para impactar positivamente a educação, em diferentes contextos. Mais do que um prêmio ou uma menção, essa conquista representa um passo importante para legitimar a relevância do ensino sobre a história e a cultura indígenas”, complementou.

A aluna Anny Medeiros, atribui a conquista à dedicação do grupo, que enfrentou os desafios para dar vida à ideia que nasceu do Laboratório de Iniciação Científica da escola para conquistar o mundo. “Desde a construção de um projeto bem estruturado à preparação, houve muito estudo, testes e ajustes para garantir que tudo estivesse bem organizado. Quando anunciaram os prêmios e falaram nossos nomes e o nome do projeto, a emoção era indescritível! Sentir que todo o esforço valeu a pena, e que o projeto recebeu o reconhecimento que merecia foi gratificante. A Febrace não foi apenas uma competição, mas, também, uma oportunidade de conhecer pessoas novas e uma grande troca de conhecimentos e experiências”, descreveu.

Perceber o potencial criativo e científico dos estudantes da Escola SESI Paraíba conquistando espaços de visibilidade de projeção nacional é, conforme o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, a comprovação de que o trabalho realizado pela instituição vem cumprindo o seu papel de impactar, positivamente, a vida da sociedade. “Receber esses prêmios, neste evento promovido pela USP, que é uma instituição de referência, mostra não só o talento dos nossos alunos, como, também, a relevância do conhecimento e da ciência como uma ferramenta de transformação social. É a valorização dos saberes que são compartilhados nas salas de aula, mas que ultrapassam as paredes para chegar a quem mais precisa. Todos os envolvidos estão de parabéns. A Paraíba em festa, com mais essa conquista da Escola SESI”, pontuou.

A Paraíba na Febrace 2025

Nesta edição da Febrace, a Escola SESI Paraíba esteve representada por três equipes finalistas. Além do grupo que desenvolveu o “Kit Culturando”, também representaram o estado os alunos da Escola SESI de João Pessoa, com o projeto “ERA: dispositivo informativo e de georastreamento para um descarte consciente do óleo vegetal”, desenvolvido pelos alunos Raphael Félix Santana e Amanda Kelly Gomes Souza, com orientação da professora Aline Alves Almeida.

E, da Escola SESI de Sousa, no Alto Sertão da Paraíba, veio o projeto finalista “Síntese de biodiesel a partir do óleo residual de fritura: uma prática sustentável de iniciação científica em ambiente escolar”, feito pelos alunos João Bôsco Nazaré Queiroga Neto, Julia Beatriz de Andrade e Anna Lívia Torres Sarmento, com a orientação dos professores Ranniery Felix dos Santos e Rosangela Inácio de Sousa.

FIEPB