Paraíba

Em São Paulo, Bruno Cunha Lima recebe prêmio internacional Inova Cidade

Na manhã desta terça-feira, 14, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, recebeu o Prêmio Inova Cidade, concedido pelo Smart City Business Congress (SCB-Br), em São Paulo. A cerimônia de premiação reconhece as iniciativas mais importantes e inovadoras na gestão pública municipal na América Latina.

Este ano, a organização internacional avaliou centenas de projetos, destacando aqueles com maior impacto e relevância. Na Rainha da Borborema, o projeto que obteve destaque foi o Lan House Social Campina, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Esta iniciativa visa promover a inclusão digital e social da população, proporcionando acesso a tecnologias e oportunidades de capacitação.

Durante o evento, Bruno enfatizou a importância da tecnologia na transformação de vidas e na luta contra a exploração sexual. Ele destacou o papel das Lan Houses Sociais na inclusão e capacitação digital, que já formaram quase 2 mil pessoas com cursos variados, desde letramento digital até programação em Java.



“Imagina uma pessoa que vivia nesse contexto e que, graças à tecnologia, conseguiu sair e hoje tem um trabalho humano e digno. A iniciativa da Prefeitura, entre tantas vidas já alcançadas, já conseguiu tirar mulheres e travestis de situações de exploração sexual a partir dos nossos cursos. E essa realidade está sendo reconhecida aqui, porque se é de Campina, é bom. E se realmente é bom, merece prêmio”, destacou Bruno.

Projeto ajuda travestis e trans no mercado de trabalho

Através de uma parceria com a empresa Alpargatas, uma das maiores empregadoras de Campina Grande, a prefeitura municipal utilizou o projeto Lan House Social para ofertar o curso de letramento digital a população trans e travesti da cidade – que já cursavam outras disciplinas ofertadas pela empresa – capacitando e auxiliando essas pessoas a serem inseridas no mercado de trabalho.

O reconhecimento internacional reafirma o compromisso da gestão de Bruno com a inovação e o desenvolvimento social, evidenciando o sucesso do projeto em transformar a vida de seus cidadãos através da tecnologia.